x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 215

Tomador com varias notas com retenção de IR

Juliano Ricardo Livero

Juliano Ricardo Livero

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 37 semanas Sexta-Feira | 27 outubro 2023 | 16:38

Boa tarde.
Estou com a seguinte duvida: - O Tomador de Serviço contratou varias empresas onde as notas fiscais de serviço houveram retenção de IR, porém a empresa A emitiu a nota com valor da retenção destacado na Nota Fiscal de Serviço inferior a 10 reais ( R$ 9,59), a empresa B, C e D emitiram a nota com valor destacado em suas notas acima de 10 reais, totalizando todas as retenções 159,59.
A minha dúvida é a seguinte:
Eu devo somar o valor retido menor de 10 reais (9,59) a outras retenções e gerar um único DARF com o valor de 159,59, ou tenho que deixar esse valor de 9,59 de fora e emitir o DARF com o valor de 150,00?
Aguardo ajuda.
Obrigado

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 37 semanas Sexta-Feira | 27 outubro 2023 | 22:35

Todas as retenções e um mesmo mês como vc relatou se somam e se esse total for superior a 10,00 vc recolhe o total.

O fornecedor que destacou valor de 9,59, não precisaria fazê-lo pois não é necessário retenção abaixo de 10,00.
(IN SRF nº 85/1996 )



BEATRIZ LAMELLAS

Beatriz Lamellas

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 semanas Segunda-Feira | 8 abril 2024 | 21:34

Boa noite.     
Uma empresa do simples nacional, é tomadora de serviços de agenciamento, corretagem e intermediação de bens moveis por meio de plataforma digital, nesse caso a empresa mesmo sendo simples nacional tem que recolher o IRRF?, so que ela nao recolheu mes nenhum o que fazer num caso desse, e nem apresentou a DIRF, na nota de prestação de serviço não consta nada retido. o código do DARF que o tomador vai usar é 8045?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.