x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 770

CST PIS/COFINS NA NF-e SIMPLES NACIONAL

GUILHERME AUGUSTO DA SILVEIRA NOGUEIRA

Guilherme Augusto da Silveira Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 37 semanas Terça-Feira | 31 outubro 2023 | 18:32

Oi Gente, boa tarde. 

Pessoal, preciso de ajuda em uma questão que é o seguinte, presto serviço para uma empresa, indústria do simples nacional que trabalha com produtos de chocolate ncm 1806, e estou com duvida sobre qual CST utilizar para o pis/cofins dela já que é recolhido no simples nacional. 
As pessoas antes de mim utilizavam o CST 08 - Operação sem a incidência de contribuição, so que em pesquisa vi que este CST é utilizado para exportação, mas minha cliente so faz venda interna, nem interestadual ela faz, somente mesmo no estado de MG. 

Desde já sou grato. 

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 37 semanas Terça-Feira | 31 outubro 2023 | 21:01

Não indico a fazer isso mas eu sempre fiz com o 99 porque não é necessário escolher CSTs específicos para PIS/Cofins. As alíquotas do PIS/Cofins são unificadas no Simples Nacional, calculadas com base na faixa de faturamento anual e na atividade econômica da empresa. 

Porém se pretente emitir uma nota com o CST exato para cada tipo de operação eu indico este artigo: Simples Nacional x CST de PIS e COFINS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.