x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 5.771

Emissão de NFSE com retenção de INSS, pelo Emissor Nacional.

Aline Oliveira

Aline Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 51 semanas Terça-Feira | 7 novembro 2023 | 16:39

Se a empresa emissora é optante do Simples Nacional, o sistema emissor nacional não abre os campos para informar a retenção, pois é uma retenção de tributos federais.
Conseguimos gerar a informação da retenção do INSS fazendo o seguinte processo:
No campo: "VALOR APROXIMADO DOS TRIBUTOS" - selecionar: "Preencher os valores monetários em cada NFS-e emitida", clique em AVANÇAR, sistema não permitirá seguir, aparece a mensagem: "Preencha o formulário conforme orientações abaixo",
Esse erro abre os campos das retenções federais, no quadro TRIBUTAÇÃO FEDERAL, onde será possível informar a retenção no INSS no campo "Valor Retido CP".
Após informar o campo "VALOR APROXIMADO DOS TRIBUTOS" corretamente informando "Informar alíquota do Simples Nacional".

Preencha o formulário conforme orientações abaixoPreencha o formulário conforme orientações abaixo

Kátina

Kátina

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 51 semanas Quarta-Feira | 8 novembro 2023 | 14:06

Olá Aline, obrigada.

Consegui fazer a nota com a retenção do INSS.  
Finalizei a nota e ao chegar no ultimo passo, onde é a revisão da nota, cliquei em editar os campos de tributação e assim se abre os campos de retenção dos impostos Federais e informei a retenção do INSS justamente no campo "Valor Retido CP".  Eu estava procurando o campo "INSS", nunca iria achar.

Agora estou querendo emitir notas com DEDUÇÃO e não estou sabendo como fazer. O Pior é que a RFB não passa as informações detalhadas.

Kátina

Kátina

há 51 semanas Quarta-Feira | 8 novembro 2023 | 14:08

Olá Aline, obrigada.

Consegui fazer a nota com a retenção do INSS.  
Finalizei a nota e ao chegar no ultimo passo, onde é a revisão da nota, cliquei em editar os campos de tributação e assim se abre os campos de retenção dos impostos Federais e informei a retenção do INSS justamente no campo "Valor Retido CP".  Eu estava procurando o campo "INSS", nunca iria achar.

Agora estou querendo emitir notas com DEDUÇÃO e não estou sabendo como fazer. O Pior é que a RFB não passa as informações detalhadas.

Kátina

Kátina

há 51 semanas Quarta-Feira | 8 novembro 2023 | 14:11

Olá Nicolas, 

sobre o INSS é da forma como falamos acima, já esse outro problema que você está não sei como orientar, mas não teria a ver com o código usado? Dependendo o código do serviço o local de incidência é na cidade do prestador do serviço, mesmo o serviço sendo prestado em outra cidade.

BRUNA ALEXANDRA ROHR

Bruna Alexandra Rohr

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 38 semanas Terça-Feira | 6 fevereiro 2024 | 16:56

Colegas, nao estou conseguindo emitir a nota fiscal de serviço no novo portal nacional, tem retenção de INSS, já segui vários passo a passo mas nenhum dá mais certo. Fiz nota assim com retenção de inss semana passada e deu certo, e hoje já não está mais dando. O que fazer, preciso que me ajudem. 

ANA OLIVEIRA

Ana Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 38 semanas Quarta-Feira | 7 fevereiro 2024 | 14:22

Estou com o mesmo problema, mês passado consegui preencher nos campos de Tributos Federais o CP referente ao INSS, porém esse  mês já não consigo mais, alguém por gentileza consegue ajudar?!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.