x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 7.092

Luciano Santile

Luciano Santile

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 15:20

Boa tarde Srs.

Tenho um cliente que utiliza o IPI de suas matérias primas para compensar outros impostos.

Pata tanto, utilizamos o PER/DCOMP para preencher e entregar as declarações com o pedido de ressarcimento e as declarações de compensação de imposto.

Até o 4 trimestre de 2009 tudo tranquilo, utilizava a versão 4.3 sem maiores problemas.

A partir do primeiro trimestre de 2010 é a versão 4.3'b' que está valendo.

Em maio/2010 entreguei declaração de pedido de ressarcimento referente 01, 02 e 03/2010. Com o crédito gerado eu compensei impostos de 05 e 06/2010.

Agora estou tentando declarar o pedido de ressarcimento referente 04, 05 e 06/2010.

É essa declaração que está me dando 'dor de cabeça'.


Na ficha Livro de Apuração do IPI no Período do Ressarcimento - Saídas, do mês de maio/2010 eu informei no campo 'ressarcimento de créditos' o valor dos impostos que compensei com o crédito do pedido anterior.

Para a mesma ficha, para o mês de junho/2010, fiz o mesmo.

Então, fui até a ficha "Pedidos de Ressarcimento Transmitidos no PA Corrente", pois é nela que, segundo o 'ajuda' do programa, devo informar os dados das per/dcomp utilizadas para a compensação.

Como o período de ressarcimento utilizado foi o primeiro trimestre de 2010, informei o dado para o mes de maio normalmente.

Quando tento incluir a informação para o mes de junho a parece um erro, informando que já tem o numero da per/dcomp cadastrado. Isso se eu utilizo o numero da per/dcomp de ressarcimento, pois se tento utilizar a per/dcomp de compensação dá outro erro.

Em suma, aguem está passando por isso? Alguma ajuda?

Dicas são sempre bem vindas.

obrigado.


Luciano






Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...
J.Nilson

J.nilson

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 18:10

Boa tarde, Luciano.

Pelo que observo, vc já tem alguma experiência em PER/DECOMP. Por gentileza, me tire uma dúvida, se possível.

Estou tentando fazer minha primeira, não estou conseguindo, já fui à RFB e ainda não consegui concluir.

Preciso fazer uma compensação de IRPJ e CSLL, com créditos de IPI. Para isto estou elaborando um Pedido de Ressarcimento de IPI.

Agora estou empancado. Quando faço uma validação, está sempre mostrando o erro: "Valor do Pedido de Ressarcimento não pode ser igual a zero" O problem é que não estou sabendo onde inserir estas informações.

Vc poderia me dar uma força?

J.Nilson

J.Nilson
Técnico Contábil

"Somado a uma boa bagagem profissional, um pouco de boa educação, nos torna ótimos profissionais"
Jucilane Correia

Jucilane Correia

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 dezembro 2010 | 11:40

Baixei este programa , é basico demais e não está atualizado. Queria uma apostila pratica, com as leis, mencionando que tipo de imposto pode ser compensado com que ( exemplo: irrf com ipi?), ordem de per dcomp (1. ressarcimento, 2.compensação/restituição), correções possiveis...

"Nada é impossivel para aquele que crê."
Eliana Montini

Eliana Montini

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 16:57

Boa tarde ! estou com uma duvida quando não tenho credito do IPI para pedir o ressarcimento no trimestre( os 3 meses não houve nenhuma nota de compra com destaque de IPI) devo informar na declaração de compensação os resumos de entrada e saida,isento e outras ! No 4º trimestre não enviei porque não tinha nenhum pedido de ressarcimento para fazer está certo. Um abraço e muito obrigado. Eliana

BRUNO OLIVEIRA BOREGS

Bruno Oliveira Boregs

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 17:08

Boa tarde,

Porque o pedido de ressarcimento só considera os créditos de IPI? Meu saldo de ressarcimento esta maior que o meu saldo no livro de IPI, como devo proceder?

grato

Rafael Henrique Ferreira

Rafael Henrique Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2013 | 08:58

Bom dia!
Bruno pelo que entendo você importou pelo sistema que opera a sua escrita fiscal, correto?
Se for isso terá que confirir nota a nota de entrada, conferindo o valor do crédito, o que pode te ajudar e ter em mãos o livro de ipi pra comparar com o que está no PerDcomp.

Moises de Abreu Franco

Moises de Abreu Franco

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Rede
há 10 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2013 | 13:46

Boa Tarde,

Gostaria de saber se a tela de contribuição descontada, há necessidade de preenchimento para pessoa física que paga individualmente? Pois minha mãe pagou um período em atraso que não era necessário. E gostaria de saber qual o tempo que demora para a restituição?
obrigado

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 17:46

boa tarde !

foi pago IPI em duplicidade na competência 11/2013, e agora no mês jan/2014 surgiu IPI a Pagar. Tenho que ir compensando com PERD/COMp, correto ? ou preciso aguardar algum Ok da receita federal para realizar a compensação ?

Como tenho um IPI que vence dia 24/01/2014, e vou compensar ele, o perdcomp deverá ser enviado antes dessa data, ou é indiferente ?


o motivo no perdcomp deve ser pagamento indevido ou a maior ?

muito obrigada !

Lucyana Figueira

Lucyana Figueira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 29 janeiro 2014 | 19:17

Boa Tarde Colegas!

Tenho uma empresa que em 2003 recolheu os darf's de Simples Federal (Cód. 6106) como Darf's de Empresa no Lucro Presumido (em códigos 8109 - 2172 - 2372 e 2089 mensalmente). Ocorre que para a nossa RFB "querida", o 6106 é devido mesmo que tenha sido recolhido o valor em outros códigos (não sei como o cliente conseguiu).

Penso em efetuar uma Per/Dcomp de compensação e minhas dúvidas são:

1) A cada crédito de LP eu devo informar a Primeira Per/Dcomp e a Ultima até a finalização de todo o procedimento?
2) Como será reconhecido o "desconto" dos créditos atualizados (sendo que foram 4 códigos de recolhimentos) sobre o valor dos débitos atualizados em juros e multa?
3) Devo somar todo o valor de crédito e ir deduzindo a cada Per/Dcomp formalizada?
4) Alguém tem conhecimento de prazo médio de deferimento nos casos de Compensação?


Pela atenção, Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.