x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 433

EXCLUSÃO DO SIMPLES 2024

Elines Nascimento

Elines Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Account Manager
há 32 semanas Quarta-Feira | 6 dezembro 2023 | 12:08

Olá! Tenho uma dúvida. 
Se eu não pagar A DAS dos impostos referente Novembro que vencem em 20/12, posso sair do simples dia 01/01/2024?
Algum profissional poderia esclarecer?

Cledson L. P. Lima

Cledson L. P. Lima

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 32 semanas Quarta-Feira | 6 dezembro 2023 | 12:37

Oi Elines, boa tarde!

Não corre esses risco não, pode ficar tranquila. pra você ser excluída teria ao menos que receber um termo de exclusão em agosto/setembro 2023 com os débitos já vencidos e não reguralizados.

E não é só o imposto Simples que deixa de pagar que te exclui do Simples Nacional, dependendo da empresa tem os impostos, INSS, ISS, TFE, ICMS entre outros.

Não existem batalhas impossíveis para quem está disposto a nunca desistir.
Auxiliar de Escritorio Senior
Alencar & Vitasovic Contabilidade
whatsapp: 11 9.8875-7836
CARLOS ALBERTO FERREIRA

Carlos Alberto Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 24 semanas Quinta-Feira | 25 janeiro 2024 | 12:44

Boa tarde colegas.

Aproveitei esta conversa pois o assunto é o mesmo mas com alguns detalhes estranhos.

Aconteceu com mais de um cliente.
A empresa, optante do simples nacional, até na terça-feira (23/01/2024) estava emitindo NFe normalmente, ocorreu que ao emitir uma NFe na quarta-feira, o SEFAZ rejeitou por divergência no regime tributário, ao consultar a situação da empresa no eCAC, ví que a mesma está excluída do Simples Nacional com data de 31/12/2023, porém nem termo de exclusão consta na caixa postal, aliás a empresa está com a situação fiscal em ordem, sai CND. o motivo da exclusão foi: Excluída por Opção do Contribuinte, como assim?
Outra empresa foi nesta mesma semana, exluída do Simples Nacional com data de 31/01/2021 e outra com data de 31/01/2023, nesta eu solicitei o reenquadramento e deu deferido com data de 01/01/2024, mas agora está cobrando DCTF de janeiro a novembro/23.

Aconteceu algo parecido com vocês?

Carlos A. Ferreira
Empresário-Contador
Calicont Assessoria Contábil
@calicont.contabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.