x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 57

Programa Reescalonamento

Shirley Maira Manao

Shirley Maira Manao

Iniciante DIVISÃO 1, Dentista
há 29 semanas Terça-Feira | 26 dezembro 2023 | 19:21

Minha mãe tem 67 anos de idade é inscrita no MEI e ficou devendo muitos anos inss . Este ano o contador entrou no programa de reescalonamento do pagamento de débitos no âmbito do MI . E fui pagando em dia , percebi que um mês quita uma parcela inss , no outro quita 2 parcelas inss. Hoje faltam 42 parcelas do financiamento e se quitar se todas as parcelas de uma vez conseguiria um total de 63 contribuições e a quantidade de carência passível de aposentadoria. A pergunta é: consigo pagar todas as parcelas do financiamento de uma única vez? Pelo que li.  Isto não é possível. Como proceder? Fazer o cancelamento do reescalonamento? Se eu cancelar , como vou conseguir quitar tudo de uma vez? Dará muita diferença? É possível quitar de uma vez? Tenho medo de cancelar o reescalonamento e não ter jeito de quitar tudo de uma única vez . Agradeço se algum contador puder me ajudar

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 28 semanas Quarta-Feira | 27 dezembro 2023 | 11:54

Shirley boa tarde,

A função do MEI não é aposentar, é ter um trabalho com CNPJ e alguns benefícios como licença à maternidade, seguro-acidente e se aposentar com no mínimo 15 anos de contribuição mais a idade mínima e com o valor de 1 salário mínimo.

Sua mãe já está na idade de se aposentar mesmo sem nunca ter contribuído.

O programa de reescalonamento é para quitação das dívidas da empresa, não tem relação com aposentadoria.

Vc precisa (salvo engano) contratar um advogado previdencialista e juntar todas as contribuições dela até o momento para aumentar o benefício de aposentadoria mensal, nem precisa considerar o MEI (penso eu).

Espero ter contribuído de alguma forma.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.