x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 195

Pagamento Ganho Capital Imobiliário e Fututa compra novo imóvel

Rogerio Pinto

Rogerio Pinto

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 33 semanas Quarta-Feira | 3 janeiro 2024 | 12:42

Boa tarde,
Assim que eu vendo um imóvel com ganho de capital, tenho que gerar o DARF e pagar até o final do mes seguinte, ou seja, sendo otimista, tenho até 60 dias para parar o imposto sobre ganho de capital. No entanto posso comprar um imóvel em até 180 dias e abater no imposto.

Pergunta: se eu já paguei o imposto, como "recebo" de volta esse imposto se eu comprar o imóvel depois dos 60 dias, mas antes do 180?
Tem como declarar isento no GCAP por esse motivo e se essa compra não acontece, fazer eventual ajuste total ou parcial?

Obrigado.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 32 semanas Sábado | 6 janeiro 2024 | 19:23

Se vc tinha a intenção de comprar outro imóvel, mesmo na dúvida, vc deveria responder a pergunta do GCAP.
Para ter isenção total o valor da compra deve ser igual  ou maior ao da venda
Como vc já pagou o imposto, retifique o GCAP e informe o valor do imóvel comprado e apure se restará diferença parcial ou total.
Havendo, faça um perdcomp e aguarde a manifestação do fisco, ou compense com outros tributos, no caso I.Renda, carnet leão, venda de outro imóvel, etc. 



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.