x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 82

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 33 semanas Quinta-Feira | 4 janeiro 2024 | 09:30

Bom dia Caros colegas, eu estou um pouco por fora de como funciona algumas coisas hoje em dia no comercio e precisava que alguém me ajude por gentileza.
Seguinte, eu sei que tem como empresas do simples segregar receitas para evitar a dupla tributação de alguns produtos. Eu sei que essa segregação se não me engano é feita através do NCM, eu acho.
A minha dúvida é: uma empresa que emite vários cupons fiscais, como ela faz para segregar essa receita, uma vez que não tem esses códigos de produtos no Cupom fiscal, ou agora tem ?
O estabelecimento (Lanchonete, Mercado, sorveteria) não emite uma NF por consumidor, apenas cupom fiscal geralmente.

Por hora é isso.
Obrigado.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 33 semanas Sexta-Feira | 5 janeiro 2024 | 11:50

Bom Dia,

Por exemplo, vc emite 1 cupom com 3 tipos de produtos com tributações diferentes, certo? E precisa segregar estas vendas para declarar ao fisco de maneira que pague pelo imposto correspondente, ou seja, o correto.

Você precisa de uma solução fiscal, precisa de uma equipe de T.I para implantar um sistema que gere o relatório no final do mês separando as vendas por NCM, por código, por segmento, enfim, manualmente este serviço fica inviável e sujeito à falhas.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 33 semanas Sexta-Feira | 5 janeiro 2024 | 23:26

Cupom Fiscal ECF não existe mais.

Agora é NFC-e, e no NFC-e tem o NCM dos produtos,

Com cadastro  correto é possível segregar as receitas do Simples  Nacional Corretamente.

O ICMS é fácil, pois o CFOP 5405 é usado para ICMS-ST cobrado anteriormente.

Já o PIS/COFINS monofásico, deve estar no cadastro dos itens (Perfumes, medicamentos, pneus etc).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.