x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 347

Valor correto a preencher na nota fiscal de MEI para cliente que reside no exterior

Giosia Samuela

Giosia Samuela

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Língua Estrangeira
há 27 semanas Quinta-Feira | 11 janeiro 2024 | 19:48

Boa tarde, primeiramente peço desculpas caso não for a sala correta (estou em dúvida que assuntos de nota fiscal referente a MEI tornaram-se tributo federal), como sou nova no fórum. Minha dúvida é a seguinte:
tenho MEI aberta para serviços e comércio. No que se refere a serviços, quase todos meus clientes/alunos são pessoas físicas que residem no exterior e eles só pagam em dólares ou criptomoedas para meus serviços. Um dos meus clientes, caso seus projetos tenham éxito, poderia se tornar pessoa jurídica mais na frente. Neste caso, vendo a ter a obrigatoriedade de nota fiscal, qual o valor a preencher?

1) o valor bruto que se refere ao câmbio divisa dólar-real referente ao dia do recebimento da importância?

2) o valor bruto che se refere ao câmbio divisa dólar-real referente ao último dia útil da primeira quinzena do mês antecedente ao do recebimento da importância? Sendo salário advindo do exterior

Em fim, como meus clientes muitas vezes pagam no Paypal, preciso me referir a data em que o valor cai nesse processor ou a data em que Paypal transfere o valor a conta bancária?
Estou bem perdida nessas questões e com muito receio de errar no preenchimento do valor caso esse cliente meu se torne pessoa jurídica e ter de emitir a nota fiscal para ele.
Obrigada pela atenção, peço desculpas por qualquer transtorno

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 26 semanas Terça-Feira | 16 janeiro 2024 | 16:05

Boa Tarde,

Sua empresa é uma MEI exportadora de serviços, quando seu cliente se transformar em PJ, vc vai precisar fazer uma INVOICE e contratar um banco para fechar o câmbio na data do pagamento para "amarrar" NF e recebimento.

As questões 1 e 2 são relativas às datas de recebimento, pode usar as datas que efetivamente o dinheiro caiu na sua conta.

At. te


Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Giosia Samuela

Giosia Samuela

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Língua Estrangeira
há 26 semanas Quinta-Feira | 18 janeiro 2024 | 10:41

Muito obrigada pela resposta. Meu cliente vai continuar pagar pelo Paypal mesmo se ele se tornar pessoa jurídica. Qual banco poderia contratar, sendo assim? Pode ser o Remessa Online o tem de ser um banco tradicional? Banco brasileiro ou tem de ser um banco no país do meu cliente? 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 26 semanas Quinta-Feira | 18 janeiro 2024 | 16:32

Boa Tarde

Eu sempre usei o Itaú, precisa estar estabelecido no Brasil, outro banco não saberia lhe indicar.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.