x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 4.216

Como retificar um Simples Nacional que já foi pago?

Bruno Napoleão

Bruno Napoleão

Bronze DIVISÃO 3, Sócio(a) Comercial
há 26 semanas Terça-Feira | 16 janeiro 2024 | 21:09

Em dezembro de 2023 nós emitimos 2 notas fiscais para uma cliente com o total de R$7.400,00.

Como sempre são 2 notas fiscais que ela tira por mês, aproveitei e mandei o DAS para ela.

Ela pagou adiantado no mês de dezembro de 2023  (DAS iria vencer dia 20/01/2024) e emitiu uma outra nota no valor de R$8.500,00 logo em seguida.

Como faço para recolher essa diferença? Preciso ir em retificar ou DAS avulso? 

Fernanda Felbinger

Fernanda Felbinger

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 26 semanas Quarta-Feira | 17 janeiro 2024 | 08:10

Bruno Napoleão
Manual do PGDAS 11/2023 Página 54 item 6.10.3 explica direitinho .
6.10.3. Retificar Declaração com DAS Pago
Retificação no valor de receita de meses anteriores provoca alteração na receita bruta acumulada nos 12 meses
anteriores ao período de apuração (RBT12), utilizada para definir a alíquota nominal e efetiva. Assim, será necessária
a retificação das declarações posteriores para que seja realizado novo cálculo do valor devido desses períodos, ainda
que estas receitas mensais não tenham sofrido alteração. Se o DAS inicialmente gerado já tiver sido recolhido, o
aplicativo gerará um DAS complementar com a diferença.
Há outras informações que, se retificadas, também podem acarretar a geração de DAS complementar, como, por
exemplo, alteração na informação da atividade exercida, pois ocasiona alteração dos tributos devidos (IRPJ, CSLL,
Cofins, Pis/Pasep, CPP, IPI, ICMS e ISS) e dos percentuais incidentes sobre cada tributo; alteração na marcação de
qualificações tributárias, tais como substituição tributária, isenção, etc.
Exemplo:
O contribuinte efetuou recolhimento do DAS conforme anexo IV, posteriormente constatou que se enquadrava no
anexo III. Ao retificar os dados no aplicativo de cálculo, verificou a situação abaixo.
Apuração Anexo IV Apuração Anexo III Valor Devido após Retificação
IRPJ 0,00 0,00 0,00
CSLL 217,58 0,00 0,00
COFINS 225,86 167,91 0,00
PIS/PASEP 0,00 0,00 0,00
CPP 0,00 473,02 473,02
ICMS 0,00 0,00 0,00
IPI 0,00 0,00 0,00
ISS 329,93 329,93 0,00
Total 773,37 970,85 473,02
Por que foi gerado um DAS complementar no valor de R$ 473,02 em vez de R$ 197,48 (R$ 970,85 – 773,37)?
Neste caso, não é possível pagar apenas a diferença de R$197,48 entre a apuração original e a retificadora, após o
reenquadramento no Anexo III.
O valor calculado na retificação será comparado, tributo a tributo, com o valor do DAS reconhecido como pago.
Havendo diferença a menor em algum dos tributos, será gerado DAS referente ao valor complementar.
O sistema reconheceu o pagamento do DAS original (R$ 773,37), e, ao calcular o valor devido a partir do
enquadramento no Anexo III (R$ 970,85), apurou a diferença de R$ 473,02 (valor original) referente à cota
patronal/CPP.
A retificação do valor informado a título de folha de salários também ocasionará alteração dos tributos devidos,
quando o Fator “r” resultante indicar a tributação por outro Anexo (III ou V).
Em relação aos valores recolhidos indevidamente ou a maior, o contribuinte poderá solicitar a restituição diretamente
ao respectivo ente federado.

dalila da silva martins

Dalila da Silva Martins

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 19 semanas Quinta-Feira | 7 março 2024 | 12:13

BOM DIA 
ESTOU COM UMA EMPRESA, QUE NAO ME MANDOU OS XML TODO DE VENDA, EU APUREI COM O QUE MANDARAM E MANDEI O DAS, DEPOIS DE TER PAGO O DAS DISSERAM QUE TINHA MAIS DUAS NOTAS QUE NAO FORARM ENVIADAS, OU SEJA PRECISO EMITIR O DAS COM ESSA DIFERENÇA DE VALORES. COMO EU FAÇO, POIS QUANDO EU COLOCO O VALOR DO FATURAMENTO CORRETO ME DA O VALOR CHEIO MAS ELE JA TINHA PAGADO UMA PARTE DO FATURAMENTO . ALGUEM PODE ME AJUDAR ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.