x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 10.378

DCTF - Parcelamento Simplificado

Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 16:13

Boa Tarde Pessoal

Suponhamos que eu tenha que retificar uma DCTF, onde não foi informado o valor do débito do IRPJ. Com isso, no sistema da Receita ainda não aparece essa obrigação a recolher.
No mês seguinte decido parcelar esse débito não recolhido, e consequentemente retificar o erro na DCTF.
Como vai demorar um tempo para a declaração ser processada, vou infomar manualmente o débito a parcelar no E-Cac e citar o número do processo como motivo de suspensação na DCTF.
Dessa forma o sistema vai conseguir interpretar a situação? Meu receio é informar manualmente o débito para parcelamento e posteriormente ele ser cobrado novamente após o processamente da DTCF corrigida

E só mais uma dúvida em relação a citação do número do processo de parcelamento na DCTF. Como deve ser transcrito o número do processo? Pode ser só números ou tem que citar traços/barras/ponto/etc

Muito Obrigado

Ricardo Mantovanni

Ricardo Mantovanni

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 15:22

Boa tarde,

Quando tive esse problema, entrei com o pedido de Parcelamento na Receita Federal e só depois retifiquei a DCTF informando o número do parcelamento solicitado à Receita Federal no campo parcelamento dentro do débito confessado.

Te ajudei?

Alberlan Matos

Alberlan Matos

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2010 | 09:03

Caros Colegas Anderson e Ricardo,

Estou com uma situação semelhante aqui na empresa em que débitos que foram incluidos manualmente no parcelamento, agora estão aparecendo na Pesquisa de Situação Fiscal como pendentes e aqueles que já constavam na base da Receita como pendente foram zerados atraves do parcelamento e estão ok.

Nesse caso, pelo que entendi, vocês enviaram a DCTF retificadora depois que fizeram o parcelamento, certo? Gostaria de saber se deu certo?

Obrigado

Alberlan

Fernando Olea

Fernando Olea

Iniciante DIVISÃO 5, Proprietário(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 13:02

Amigos!

Estou com um problema um pouco diferente, procurei no fórum mas nao encontrei.
Eu já fiz o parcelamento de uns debitos de irpj, inclusive já paguei 2 parcelas, porém agora ao fazer a dipj 2011 descobri que havia erro na dctf pois nao foi abatido o IRRF (minha empresa presta serviços e o tomador retém o IR) lucro presumido , resumindo eu parcelei um valor acima do que eu devia.

Eu tentei retificar a DCTF, mas ao incluir o parcelamento e o valor pago a mais, ele dá erro dizendo que a soma dos creditos vinculados é maior que o debito e impede a gravação.

Alguém saberia me dizer qual a maneira correta de eu corrigir isso?

Valor no parcelamento: 1415,01 (na dctf antiga também)
porem teve IRRF de 442,19 portantoo correto devido fica:
R$ 972,82 (este que estou tentando informar na retificadora)

e no pagtos realizados > parcelamento informei os 1415,01 que consta no processo já em pagamento..

Será que eu retificando a DCTF o parcelamento virá com parcelas menores nos próximos meses?

Muito obrigado,

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 14:21

Boa tarde Fernando,

O simples fato de (agora) retificar a DCTF cujo valor anterior foi motivo de parcelamento, não é bastante para que a Receita retifique o parcelamento diminuindo-o por conta própria e da retificação.

Você deve retificar a DCTF e elaborar um ofício solicitando a referida diminuição no parcelamento em questão e entregá-lo no CAC da Secretaria da Receita Federal mais próxima.

... .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.