x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 399

Empresa de compra e venda de Celulares Usados

Nicolas Meira Melo

Nicolas Meira Melo

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 25 semanas Segunda-Feira | 22 janeiro 2024 | 15:46

Boa tarde,

Tenho uma empresa de compra e venda de celulares usados, tenho uma margem de aproximadamente 10% de lucro do valor do aparelho. Gostaria de saber qual a melhor forma de tributação a se usar, visto que pelo Simples Nacional o valor do imposto seria mais do que a metade do lucro no mes. Existe alguma forma de tribuatção somente com base no lucro e nao no valor bruto?

gabriel couto

Gabriel Couto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 24 semanas Quarta-Feira | 24 janeiro 2024 | 18:32

Boa tarde Nicolas, tudo certo ? Para analisar o caso precisaríamos ter algumas informações a mais. Dependendo do faturamento você  poderá abrir um MEI com faturamento anual de R$ 81.000 e pagar uma imposto único mensal. Sendo seu faturamento acima do permitido sobrara as apurações pelo simples nacional, lucro presumido e lucro real. Porém algumas variáveis devem ser levadas em consideração alem do percentual do simples por exemplo apurando no lucro real você teria custos maiores para manter a empresa, contabilidade mais cara, sistema robusto etc…

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (2013); Graduado em Direito pela Universidade católica de Pelotas (2019); Sócio Gestor no grupo Centro Contábil; Sócio Gestor na empresa ITS - Inteligência Tributária e societária;  Mestre em direito das empresas e dos negócios - Unisinos; Conselheiro fiscal.
Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 24 semanas Quinta-Feira | 25 janeiro 2024 | 04:59

Qual o regime tributário mais vantajoso? Para escolher o regime tributário mais vantajoso para o seu negócio é preciso fazer uma avaliação bem detalhada. Em geral, o Simples Nacional é o mais recomendado para micro e pequenas empresas. Enquanto isso, o Lucro Presumido assenta melhor com negócios que não têm um alto volume de despesas. E o Lucro Real costuma favorecer organizações com muitos custos. No entanto, essas considerações têm como base linhas gerais, que não são suficientes para determinar o regime tributário mais vantajoso. O apropriado é levar em conta todos os aspectos financeiros do seu negócio.

Nicolas Meira Melo

Nicolas Meira Melo

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 16 semanas Terça-Feira | 26 março 2024 | 15:18


Boa tarde,

Utilizando o Simples Nacional ou o Lucro Presumido, algum desses dois me "autoriza" a utilizar somente o Lucro como base de cálculo do imposto, ou serei obrigado a tributar a venda com o valor total (bruto)?

Fazendo um breve planejamento tributário com um contador, ele me informou que tanto o Simples Nacional, quanto pelo Lucro presumido, o valor do imposto passaria da metade do meu lucro, contando que base de calculo deve ser feita pelo valor total da venda, e não somente do Lucro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.