x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 115

Enquadramento no SIMPLES, empresa sujeita ao Fator R que está no Lucro Presumido.

Eduardo Terra

Eduardo Terra

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 25 semanas Terça-Feira | 23 janeiro 2024 | 10:21

Prezados, bom dia.

Tenho uma empresa que está no Lucro Presumido e pensa em Migrar para o SIMPLES este mês.  A atividade da empresa no SIMPLES está sujeita ao FATOR R - CNAE  7112-0-00. A Empresa não tem despesas com folha de pagamento e nem pró-labore.

Minha dúvida é: Como fica a apuração do SIMPLES neste primeiro momento?
 Acredito que eu tenha que lançar o faturamento dos últimos 12 meses, e também deveria lançar as despesas de pessoal.  Ou o SIMPLES será apurado daqui pra frente desconsiderando a receita e as despesas de pessoal anteriores?

Caso seja considerada a receita e as despesas de pessoal anteriores, não vai valer a pena Migrar para o SIMPLES, por isso eu estou tentando saber direitinho como vai funcionar.

Obrigado pela atenção de todos.

Eduardo Terra

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 25 semanas Terça-Feira | 23 janeiro 2024 | 10:40

Eduardo, bom dia

SIM, ao efetuar a primeira apuração do DAS para  o ano de 2024 ( caso opte para o simples )  DEVERÁ
informar os valores de 01/2023 a 12/2023 tanto do faturamento como da folha

pela suas informações acima,  pelo simples pagará a mais que pelo presumido


Marlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.