x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 164

IRPF Brasileiro Exterior

Gabriel

Gabriel

Iniciante DIVISÃO 4, Economista
há 25 semanas Quarta-Feira | 24 janeiro 2024 | 17:24

Olá a todos,

Saí do Brasil no início de 2022 e fui estagiário na Europa ao longo do ano todo. Por conta do meu visto o estágio não configurava vínculo trabalhista, e com isso eu não paguei impostos aqui (nem a empresa por mim).
Declarei o IRPF de 2023 no Brasil normalmente como se estivesse desempregado, sem declarar os rendimentos que tive na Europa (que de qualquer forma ficariam isentos no Brasil pelo valor total).
 
Já em 2023 eu me tornei "CLT" e com isso passei a pagar imposto direto na fonte (salário). Como isso impacta meu IRPF deste ano estou procurando como decidir o que fazer definitivamente. Se faço a saída fiscal, ou se existe alguma possibilidade de manter ambas as residências fiscais (minha preferência). 

Como tenho investimentos e contas bancárias ativas no Brasil, a saída fiscal seria minha última opção, porque não quero ter que transferir meus ativos todos e passar a ter que declarar imposto de renda aqui. Junto a isso, não tenho planos de continuar no meu país atual por muito mais tempo. 

Agradeço muito desde já qualquer auxílio. 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 24 semanas Quinta-Feira | 25 janeiro 2024 | 10:07

Bom Dia,

Qual sua dúvida? 

Você é CLT na Europa ?

Vc transfere recursos para contas bancárias no Brasil ? Se sim, precisa declarar o IR aqui sim.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Gabriel

Gabriel

Iniciante DIVISÃO 4, Economista
há 24 semanas Quinta-Feira | 25 janeiro 2024 | 10:33

Bom dia Telma, obrigado pela resposta. 

Acabei escrevendo "CLT" apenas para facilitar o entendimento, mas na prática sou FTE (Full Time Employee), o equivalente ao CLT aqui, por isso, após ser promovido do estágio, passei a pagar impostos como FTE.

Eu transfiro valores abaixo de R$1000 ao mês para o Brasil (quando transfiro). Mas preferiria manter a dupla residência fiscal, para não ser forçado a transferir tudo o que tenho no Brasil para o exterior... 

Minha dúvida é se isso seria possível (manter ambas as residências), ou se a saída fiscal realmente seria a melhor opção. 

Obrigado novamente. 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 24 semanas Quinta-Feira | 25 janeiro 2024 | 11:33

Gabriel,
O Brasil adota bases universais para o imposto de renda da pessoa física. Isso significa que, enquanto mantiver a condição de residente fiscal no país (Brasil) e estando obrigado à entrega da DIRPF (regras do manual), obrigatoriamente deverá informar os rendimentos recebidos e os bens mantidos no exterior, independentemente se transferiu qualquer valor para cá.
No caso dos rendimentos, a tributação se dá através do carnê-leão, podendo, se houver acordo de não bitributação, abater o imposto pago no exterior.
Por último, mantendo a residência fiscal nos dois países, em ambos deverá entregar a declaração, conforme as regras locais.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 24 semanas Quinta-Feira | 25 janeiro 2024 | 13:06

Gabriel,

Por último, mantendo a residência fiscal nos dois países, em ambos deverá entregar a declaração, conforme as regras locais. Sim, vc pode, mas existem alguns pré-requisitos a serem obedecidos.

abeadvogados.com.br

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.