x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 101

IRPF 2024 - DOAÇÕES

Michele Raquel Elias

Michele Raquel Elias

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 25 semanas Quinta-Feira | 25 janeiro 2024 | 17:40

Boa tarde,

Prezados, 

Por gentileza, quem puder me auxiliar com a questão abaixo, fico muito grata.

Tenho um cliente que recebeu um valor de R$ 110.000,00 em conta corrente, ref. a "doação", é uma herança mas como não tens inventário, acredito que a forma correta seria lançar como doação. Porém quando o cliente recebeu esse valor na conta corrente, ele não pagou o ITCMD, e não quer pagar. 

O valor recebido foi utilizado para dar entrada na compra de um imóvel, o qual eu também vou informar na declaração.

Minha dúvida é a seguinte, qual dano esse cliente pode sofrer por não pagar esse ITCMD?

Isso impacta na Declaração de Imposto de Renda?

Mais uma questão, esse valor é oriundo da venda de um terreno, que o pai do cliente tinha, porém é contrato de gaveta,  nunca foi declarado. Isso também impactaria na declaração, do meu cliente? O Pai do meu cliente já tens 82 anos.

O dinheiro foi depositado pelo atual comprador do terreno na conta do meu cliente, não foi nem depositado pelo Pai do meu cliente. Isto também impacta em algo?

Grata.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 25 semanas Quinta-Feira | 25 janeiro 2024 | 18:13

Faltam informações para uma resposta mais precisa.
Mas, em relação ao seu cliente, o valor recebido do pai, proveniente da venda do imóvel do mesmo, é doação em adiantamento de legítima. Incide ITCMD conforme as regras do Estado e na DIRPF deverá ser informada na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.