x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.685

EMPRESA COM PARCELAMENTO ATIVO PODE SER BAIXADA?

LOURDES VIANA CAMARGO

Lourdes Viana Camargo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 36 semanas Sexta-Feira | 26 janeiro 2024 | 13:55

Boa tarde, estou baixando uma empresa do Simples Nacional, porém ela tem parcelamento ativo, gostaria de saber se após realizar a baixa e enviar a DEFIS situação especial " EXTINÇÃO" conseguirei emitir as guias do Parcelamento. Vcs já tiveram algum caso assim, o parcelamento continua normal?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 36 semanas Sexta-Feira | 26 janeiro 2024 | 14:24

Boa tarde,

As dívidas da empresa que será fechada/baixada passam para o CPF do sócio.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Diogo Fernando de Lima

Diogo Fernando de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 36 semanas Sexta-Feira | 26 janeiro 2024 | 14:34

Boa tarde Lourdes Viana Camargo, espero que esteja bem!

Desde a publicação da Lei Complementar nº 147/2014 , é possível fazer o encerramento da empresa sem apresentar CNDS como era feito antigamente.

Após a baixa é para conseguir emitir as guias normalmente dos parcelamentos e caso não sejam pagas, o débito vai para o CPF do sócio conforme nossa colega Telma Contadora informou. Aliás, independente de serem ou não pagas, uma vez baixada a empresa o débito passa a constar também nas consultas fiscais do CPF.

Uma observação válida, é para casos de parcelamentos de débitos estaduais. Alguns estados exigem que o débito seja parcelamento antes do encerramento da empresa.

Lhe desejo todo sucesso e prosperidade!

Forte Abraço!

Diogo Lima
Contador Consultor
(19) 9.8946-5600

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.