x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 316

Venda no cartão - maquininha

FERNANDA QUEIROZ GOMES

Fernanda Queiroz Gomes

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 23 semanas Sexta-Feira | 9 fevereiro 2024 | 10:21

Bom dia!

Pessoal estou com uma dúvida referente as vendas feitas por maquininha em eventos, bares e restaurantes. Os atendentes vão passando a venda na maquininha sem emissão de documento fiscal. Como o dono do estabelecimento tributa essas vendas? Emite NFC-e com totas as vendas posteriormente? Pega relatorio da maquina e emite cupom fiscal? Nao sei como  orientar nessa situação.

Se alguem puder me ajudar.

Agraceço desde já

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 23 semanas Sexta-Feira | 9 fevereiro 2024 | 13:29

Boa Tarde,

Se for empresa do Simples, não necessariamente a declaração da Receita deve estar atrelada à emissão de notas fiscais.

Se for empresa de Lucro Presumido e Real, é obrigatória a venda com emissão de nota fiscal.

Lembre-se que a "maquininha" é usada para pagamentos, pagamentos estes gerados de uma venda que carece a nota fiscal.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
FERNANDA QUEIROZ GOMES

Fernanda Queiroz Gomes

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 22 semanas Segunda-Feira | 19 fevereiro 2024 | 10:52

Obrigada pelo orientação Telma, mas vamos ver se entendi.
A empresa é optante do simples sim. Eu lanço a receita na apuração do PGDAS de acordo com nossos controles?

Pergunto pq na primeira semana ela estava sem o SAT para emitir os cupons, mas trabalhou e fez as vendas tanto na maquininha, como pix e não sei como informar essa receita.

Grata

Fernanda 


Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 21 semanas Terça-Feira | 20 fevereiro 2024 | 08:50

Bom Dia,

A empresa é optante do simples sim. Eu lanço a receita na apuração do PGDAS de acordo com nossos controles? Sim, não necessariamente precisa de notas ou cupons, mas veja bem, precisa saber separar as receitas da empresa, com a distribuição de lucro do sócio que é o valor que vai para DIRPF.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.