x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 73

IOF SOB MUTUOS

MARIA GORETE DE GOUVEIA GOMES

Maria Gorete de Gouveia Gomes

Iniciante DIVISÃO 5, Controller
há 22 semanas Sexta-Feira | 16 fevereiro 2024 | 09:10

Bom dia, a todos!
Trabalhio em uma construtoria e um dos sócios emprestou dinheiro para a empresa,.
Mutuo entre pessoa fisica para pessoa juridica, incide IOF?

Conta corrente entre empresas COM FINALIDADE DE CONSTRUIR, é caracterizado mútuo? se sim incide IOF?
Obrigada

Rafael Kaminski Teixeira

Rafael Kaminski Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 14 semanas Sexta-Feira | 12 abril 2024 | 10:33

Estou com a mesma dúvida.

Se no caso do mutuante (aquele que empresta) ser pessoa física, há incidência de IOF?

Pelas minhas pesquisas acredito que não, mas gostaria da opinião dos colegas. Segue referência que pesquisei:

Solução de Consulta - Aqui claramente quando o mutuante é PF não incide.:

Se a mutuante é pessoa física não incide IOF.Veja essa Solução de Consulta e os fundamentos legais que ela adota.
Solução de Consulta Disit/SRRF04 nº 76, de 17de outubro de 2012.
ASSUNTO: Imposto sobre Operações de Crédito,Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF
EMENTA: O IOF previsto no art. 13 daLei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, não incide sobre operações de mútuo de
recursos financeiros nas quais o mutuante seja pessoa física
. DISPOSITIVOSLEGAIS: Decreto nº 6.306, de 2007 (Regulamento do IOF), art. 2º, I,
"c"; rt. 3º, § 3º, III; art. 4º; art. 5º, III; Instrução Normativa
RFB nº 907, de 2009, art. 7º; Ato Declaratório SRF nº 30, de 1999, art. 1. 

Lei 5.143
A lei fala sobre o contribuinte ser instituições financeiras, não relacionando com a PFs. Então também não incidiria quando o mutuante é PF.

Mutuante PF
Se houver juros, aplica-se a tabela do IR.

RE nº 590.186
Nesta RE ficou pacificado a cobrança de IOF nas operações de instituições não financeiras, sendo aplicado quando PJ para PJ e PF para PF.

Risco Brasil
A principio então quando o mutuante é Pessoa Fisica não se aplica IOF, mas minha pergunta é, esta correto?

Como no Brasil é facil ampliarem qualquer entendimento julgado pelo judiciário, minha questão é se com a RE acima a RFB não esta cobrando IOF de mutuos quando o mutuante é PF?

 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.