x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 256

erica matos cursino

Erica Matos Cursino

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Administrativo
há 31 semanas Quarta-Feira | 21 fevereiro 2024 | 21:10

Boa tarde prezados.
Estou com a seguinte duvida: Meu cliente  (PJ)emitiu duas notas fiscais ref. intermediação de locação de imóvel urbano contra (PF). Recebeu em uma única vez a comissão de cada intermediação. Como é a primeira vez que estou entregando as dimobs, entendi que ela esta obrigada a entregar, mas não consigo entender em qual campo da declaração vou informar essas comissões. Em intermediação é só para quem vendeu um imóvel (pelo o que entendi) e em locação pede para informar o valor da comissão e aluguel mensalmente. Alguém pode me socorrer?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 31 semanas Segunda-Feira | 26 fevereiro 2024 | 19:31

Quem intermediou (imobiliária) informa a operação de compra e venda, e o valor pela intermediação que recebeu. É na ficha 04 mesmo.
Essa é a função da DIMOB, não só monitorar as comissões nas intermediações, mas também as operações em si.

SANDRO DORIGUETTO

Sandro Doriguetto

Ouro DIVISÃO 1, Gerente
há 29 semanas Quinta-Feira | 7 março 2024 | 14:36

Boa tarde.
No que diz respeito a Dimob, tenho um cliente que é imobiliária e que relatou a seguinte situação:
Data do contrato de venda de imóvel (PF para PF): junho/2023
Data da escritura: setembro/2023
Pagamento da comissão de intermediação: metade em 07/2023, o restante em prestações que vão até janeiro/2024.

Estou lendo a orientação da declaração mas resta uma dúvida sobre qual data deve ser informada na ficha 04 - Intermediação de venda. Caso alguém tenha passado por situação parecida e possa compartilhar a informação, eu agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.