x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 85

Pis/ Cofins 2024 em atraso

Israel Marcelino

Israel Marcelino

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 25 semanas Domingo | 25 fevereiro 2024 | 23:11

Prezados colegas, Sou novo na area fiscal/contábil e na empresa onde trabalho, fui ensinado por uma antiga funcionária a fazer as declarações mensais. Minha Duvida é:
Nos declaramos o Pis/ cofins pelo lucro, e a declaração 01/2024 ainda não foi feita pois a atualização do DCTF mensal ainda não foi lançada e por isso ainda não emiti as darfs.

1. Esta forma está correta?
2. Qual deveria ser a forma correta? Emitir o boleto via sicalc mesmo sem emitir a DCTF?

Ja agradeço a ajuda!

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 25 semanas Segunda-Feira | 26 fevereiro 2024 | 08:38

Israel, bom dia

os impostos "vencem" antes da declarações, coreto recolher antes e informar depois , NAO  ao contrário

a ordem correta é:
- efetuar a escrituração / lançamentos das notas no seu sistema fiscal
- apurar e gerar os impostos
-  recolher os impostos   ( até o dia 25 do mês seguinte  PIS/COFINS)

são duas 2 declarações que envolvem a parte fiscal no que diz ao faturamento
- Sped contribuinçõess ( prazo:  10º dia útil do 2º mês subsequente)
DCTF ( prazo:  15º dia útil do 2º mês subsequente)   -->    ainda não saiu a versão para 2024 

aqui, eu "faço" o sped contribuições no mesmo momento em que gero os DARF para "confirmar" os valores
já a DCTF espero os pagamentos "cairem" na receita federal e depois procedo a entrega


Márlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.