x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.350

DEFIS INATIVA E SEM MOVIMENTO

Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 19 semanas Quinta-Feira | 29 fevereiro 2024 | 16:34

Boa tarde!  Vou fazer a defis de uma empresa que no ano de 2023 não teve receita, só teve alguma movimentação bancária e uma distribuição do lucro e pequenas despesas, ai aparece na defis esta pergunta. Inatividade em 2023
A pessoa jurídica acima identificada por seu representante legal, declara que permaneceu, durante o ano de 2023, sem efetuar qualquer atividade operacional, não operacional, financeira ou patrimonial
Sim   Não           EU ACHO QUE É (NÃO), POIS TEVE ESTAS COISAS QUE EU DISSE ACIMA SÓ NÃO TEVE RECEITA


AGORA SE NÃO TIVESSE NADA MESMO NA CONTABILIDADE AI SERIA  (SIM)

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 19 semanas Domingo | 3 março 2024 | 09:19

Daiana.
A condição é que a empresa fique inativa durante TODO o exercício, contrário do seu caso.

Fundamentação:
Art. 25, § 3º da Lei 123/2006


Art. 25. A microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional deverá apresentar anualmente à Secretaria da Receita Federal do Brasil declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais, que deverá ser disponibilizada aos órgãos de fiscalização tributária e previdenciária, observados prazo e modelo aprovados pelo CGSN e observado o disposto no § 15-A do art. 18.
(...)
§ 3o  Para efeito do disposto no § 2o deste artigo, considera-se em situação de inatividade a microempresa ou a empresa de pequeno porte que não apresente mutação patrimonial e atividade operacional durante todo o ano-calendário.


Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 19 semanas Segunda-Feira | 4 março 2024 | 10:08

Bom dia!  Entendi, eu tinha ficado na dúvida pois no ano de 2023, a empresa não teve receita. Só teve pequenas movimentações bancárias e lançamentos de algumas despesas. Então, é o que havia entendido não ficou inativa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.