x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 15.361

Aliquota iss nota fiscal Hotel

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 14:15

Boa tarde Marcus Ambra!


Empresas cujo objeto social é Hotel (CNAE 5510-8/01), conforme pesquisa realizada em nosso Portal Contábeis, são tributadas no Simples Nacional pelo Anexo III, onde as alíquotas do ISS variam (conforme você mesmo disse) de 3% à 5%.

Além do ISS, estas empresas também são tributadas (basicamente) pelo IRPJ, CSLL, Pis/Pasep, Cofins e INSS ("Parte Patronal"), que são todos recolhidos de forma única no Simples Nacional, através do DAS.

Também são tributadas pelo IOF (caso realizarem movimentações financeiras), ITR (caso possuam imóveis rurais), IPTU (caso tenham imóveis urbanos), dentre outros impostos.


Como o assunto é amplo e, temos muitas postagens tratando do assunto aqui no Fórum Contábeis, aconselho você a fazer uma Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=hotel+simples+nacional&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_forum.asp%3Fid%3D3" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">pesquisa sobre o assunto para dirimir eventuais dúvidas.

Se, mesmo assim persistirem as dúvidas, volte a postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Marcus ambra

Marcus Ambra

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 18:45

Boa Noite Wilson.

Agradeço imensamente pelo pronto retorno.

Minha dúvida quanto a alíquota é pelo fato de saber qual modelo de nota pagamos mais impostos ( nota fiscal serviços, ou venda série D-3), pois temos restaurante em nosso hotel, além de prestar serviços de hospedagem.

Se puder tirar esta dúvida agradeceria. Tenho em mente que a alíquota da nota de serviços pelo simples nacional é menor do que Venda D-3. Está correto mesmo?

Muito Obrigado

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 18:52

Marcus Ambra,


Os serviços de hospedagem devem ser tributados pelo Anexo III do Simples Nacional, com alíquotas variando de 6% a 17,42%, dependendo do faturamento da empresa.

Já os serviços de restaurantes, mesmo que exercidos em anexo ao Hotel, deverão ser tributados pelo Anexo I, com alíquotas variando de 4 a 11,61%, também dependendo do faturamento da empresa.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
ilicio francisco

Ilicio Francisco

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2012 | 11:39

Prezado Marcus Ambra,
sou proprietario de hotel, cnae 5510-8-01, percebi que no ano calendario de 2010 foram recolhidos os impostos do simples nacional de acordo com a tabela IV, e no ano 2011 foram pela tabela III. Consultando este site percebi que o correto para hoteis, a partir de 2009 seria o correto pela tabela III. No meu entender o ano de 2010 foi recolhido errado, concorda. Nós nao mantemos a escrituração interna e sim terceirizada por um escritorio contabil. Se possivel, peço que o Sr. nos dê uma instrução para resolver-mos esse problema, se a responsabilidade é nossa ou do escritorio responsavel pela escrita.
Desde já, fico-lhe muito grato.
Ilicio Francisco

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.