x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 139

Desconto simplificado IRPF 2024

Betina Machado

Betina Machado

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Programador
há 17 semanas Sábado | 16 março 2024 | 06:22

Olá! Esse é meu primeiro ano declarando IRPF e tenho muitas dúvidas. Agradeceria se tivesse alguns esclarecimentos.

Na minha mente leiga, sempre pensei que IRPF seria: soma o rendimento anual, se der o mínimo vai encaixando conforme as faixas, senão não precisa declarar.  Exemplo: o limite mínimo anual para tributação é 30k e a pessoa recebia 2k por mês em 2022, então não precisou declarar IRPF em 2023 porque sua renda anual foi 24k. Porém em 2023 recebeu 500 reais de aumento e a soma do ano foi 30k, ao que precisa declarar em 2024 (isso ignorando descontos e detalhes, pensando já no líquido tributável). Então, se essa pessoa se encaixasse na primeira faixa 7.5%, precisaria pagar 2.250 reais de imposto. 30000 x 0.075 = 2.250. Caso a empresa já tivesse deduzido esse valor, aí a pessoa precisaria declarar mas não pagar nada, ou caso a empresa tivesse deduzido errado, por exemplo 2k, a pessoa teria que pagar 250 reais em imposto.

Para minha surpresa fui fazer minha declaração, minha renda anual 2023 foi de R$ 33.239,17, com dedução em folha de somente R$ 721,60, então eu esperava ter que complementar esse valor. Porém, sem ter pago nada em saúde, educação ou algo dedutível ou reembolsável, o app acusa mais de 6k em desconto simplificado e querem me devolver mais de 500 reais dos 700 que a empresa deduziu no ano passado. Não consigo entender de onde viriam esses descontos simplificados nem entendo o motivo da alíquota efetiva ser 0,46% para uma renda que passa o limite mínimo de tributação. Não entendo o pq em uma renda anual de 33k o imposto seria somente R$ 155,96, sendo que a faixa de desconto seria de, no mínimo, 7,5%.

Agradeço se alguém puder me esclarecer um pouco sobre isso ou indicar vídeos que me ajudem. Não quero fazer errado já na primeira vez. Obrigada!

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 17 semanas Segunda-Feira | 18 março 2024 | 11:04


Betina:
Várias informações neste forum ajudarão a ENTENDER  a declaração do imposto de renda.
O nascimento de uma pessoa já obriga o recém nascido  ter seu CPF.

Finalidade: dividir com o governo  seu ganho financeiro, independente da idade. E, se vir a óbito e nunca fez DECLARAÇÃO, o falecido precisa apresentar declaração nos últimos 5 anos (condicionado a existência de bens a partilhar).  Morreu, mas continua vivo para a RECEITA. Resumo: o governo precisa receber a parte dele.

Como funciona (de forma geral):  há uma tabela de valores mensais com limites de isenção, aplicação de porcentagem  e  deduções de valores criados pelo legislador. Após este processo voce paga ou não imposto de renda.
No final  de cada exercício (de 1/1 a 31/12) voce precisa apresentar declaração de ajustes do que ocorreu com seus rendimentos durante este período.
Existe 2 condições para este ajuste:   a) deduzir 20% sobre a renda (evidentemente com "limite"!) do ano ou b) dedução das despesas previstas pelo legislador com seus respectivos limites. 
Neste ajuste  pode ter IMPOSTO a pagar ou a restituir.  Quem mostra é o programa da RECEITA FEDERAL.

Há informações sobre obrigatoriedade ou não de apresentar declaração.   Contudo, é comum a RECEITA - "mais a frente" , visto o contribuinte não ter experiência nesta area, ser cobrado com bloqueio de seu CPF.  Muito comum em nestes dias.

RESUMO: quanto menos a pessoa entender, melhor para o leão.  Ele fica esperando a parte dele, independente do tempo que o contribuinte leve para fazer os ajustes. 

SUGESTÃO: poste suas duvidas por tópicos (tipo a,b,c...etc) . Neste forum sempre haverá  colaborador para dirimir dúvidas, desde a simples até a mais complexa situação.

IMPORTANTE: a RECEITA elenca tópicos em que voce é obrigado ou não a apresentar declaração.  PASME: pode apresentar declaração mesmo estando isento - ou seja, deste tópico quase ninguém escapa.

DICA: aplicativo gov.br, crie seu acesso, entre no SITE ECAC da Receita Federal - baixe sua declaração pre-preenchida. psc: O LEÃO ALERTA QUE  INFORMAÇÕES INCONSISTENTES  NA "PRÉ-PREENCHIDA" É OBRIGAÇÃO E RESPONSABILIDADE  SUA CORRIGIR. O QUE VALE É A INFORMAÇÃO FORNECIDA EM "PAPEL" DE SUAS RECEITAS E DESPESAS





 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.