x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 76

declaração inicial e final de espólio

Sandra Mara Ribeiro Torrecilha

Sandra Mara Ribeiro Torrecilha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 18 semanas Segunda-Feira | 18 março 2024 | 12:21

Um cliente faleceu em 04/2023, agora  em 2024 tenho que fazer a declaração inicial de espolio, mas a familia já fez a partilha em 2023 mesmo, está pronta, tanto que as contas bancárias da falecida nos bancos em 2023 já estão zeradas, como eu faço para fazer a declaração de espolio inicial e final? por que a partilha já está pronta.

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 18 semanas Segunda-Feira | 18 março 2024 | 13:11

Sandra:


"Um cliente faleceu em 04/2023, agora  em 2024 tenho que fazer a declaração inicial de espolio,"

DECLARAÇÃO INICIAL
:
Declaraçãode Espólio é feita em relação aos bens, direitos e obrigações da pessoa
falecida e deve ser feita a partir do ano seguinte ao falecimento do contribuinte.
Rendimentos de 01/2023 a 04/2023  devem ser oferecidos a tributação. Só muda o código, que passa a ser espólio. - CÓDIGO 81. - na declaração de bens (eu) mantenho os valores em 31/12/2022  e 31/12/2023 coloco zero. No final de cada bem transcrevo "partilha de bens efetuada em 2023 conf. formal de partilha"

"mas a familia já fez a partilha em 2023 mesmo, está pronta, tanto que as contas bancárias da falecida nos bancos em 2023 já estão zeradas"
DECLARAÇÃO FINAL ( final é obrigatório o  uso do modelo completo) : PROGRAMA 2024  -  assinalar:         TIPO: DECLARAÇÃO FINAL DE ESPÓLIO"
DECLARAÇÃO DE BENS - transcrever dados existentes em 2022 e no histórico indicar o que cada herdeiro recebeu,  com nome, cpf e valor  da cota.  Visto que o valor  (parcial) irá para outro CPF, a soma da distribuição deve fechar com o  histórico. 31/12/2023 =zero


VI A POSTAGEM DO MÁRLUS E ATÉ CONCORDO COM ELE.   TODAVIA, CONHECENDO UM POUCO AS OBJEÇÕES DO LEÃO (QUANDO FALA EM QUERER A PARTE DELE) OPTO POR MINHA COLOCAÇÃO.  ABS MÁRLUS E OBRIGADO POR ESTAR ATENTO E PARTICIPATIVO  NESTE FORUM.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.