x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 133

IRPF 24_deduções

Juliana de Oliveira Ramos

Juliana de Oliveira Ramos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar
há 17 semanas Segunda-Feira | 18 março 2024 | 14:29

Colegas, boa tarde!
Para dedução com despesa médica no irpf, devemos considerar os pagamentos realizados no ano calendário de 23. Meu cliente realizou um procedimento, pagando parcelas em 2023, porem a nota foi emitida no valor total com competência 2024 (por esquecimento da empresa). Minha dúvida é: posso considerar as parcelas pagas por ele em 2023 para deduzir o imposto? (Como comprovante teria apenas o extrato da fatura do cartão, onde não consta a identificação completa de quem recebeu o valor.)
 Ou o mais indicado é usar essa dedução no valor total no próximo ano, acompanhando a competência de emissão da nota fiscal?  
Agradeço desde já.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 17 semanas Segunda-Feira | 18 março 2024 | 16:04

Juliana,
Completando a orientação do Marlus, uma opção é você importar a pré-preenchida no PGD da DIRPF. Os valores que foram informados na DMED serão transferidos à ficha de pagamentos da declaração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.