x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 339

Ganho de Capital

katia silva

Katia Silva

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 27 semanas Quarta-Feira | 20 março 2024 | 08:48

Bom Dia, vendi um imovel em 03/2024 e tive ganho de capital, tenho um outro imovel adquirido em 2021 e esta financiado, quero utilizar o dinheiro da venda para pagar este financiado, posso usar? tenho que declarar GCAP e pagar ganho de capital?
e se tenho que declarar o GCAP ual o prazo de envio? eu ainda não recebi o valor da venda, pois a compradora financiou e irei receber do banco.

Vinicius

Vinicius

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 27 semanas Quarta-Feira | 20 março 2024 | 09:05

Bom dia,

Quanto ao GCAP, muito das duvidas podem ser sanadas com o preenchimento do programa. Lá tem as perguntas e ao responder ele aplica a isenção se devido.

Quanto ao envio, o GCAP não é enviado, ele será importado na DIRPF do ano seguinte, no seu caso, será em 2025. Independente se houve ou não imposto a recolher.

Se houver imposto a pagar, este irá vencer no ultimo dia útil do mês seguinte ao recebimento dos valores.

A principio, poderá utilizar o valor da venda na quitação do financiamento do imóvel e com isso ficar isento do ganho de capital. Falo, a principio, pois existem excludentes, como já ter se beneficiado desta isenção nos últimos 5 anos, os imóveis envolvidos não forem residenciais e o prazo de 180 dias para a venda e quitação.

.
katia silva

Katia Silva

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 27 semanas Quinta-Feira | 21 março 2024 | 13:27

me surgiu uma duvida preenchendo o GCAP, no topico perguntas não sei qual opção devo selecionar, sendo que vou utilizar o dinheiro da venda da casa para quitação do imovel adquirido em 2021.
marquei a opção SIM na pergunta se que tenho outro imovel, e nao sei qual opção marcar pois não tem a opção de quitar financiamento, marco a opção "adquiri ou pretendo adquirir outro imovel "?? porem nessa opção ele fala do prazo de 180 dias.

Vinicius

Vinicius

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 27 semanas Segunda-Feira | 25 março 2024 | 14:32

Katia,

Selecionando a primeira pergunta com SIM (possui outro imóvel), o programa vai perguntar se a alienação é residencial, certo? Selecionando SIM, vai aparecer a terceira pergunta, que é se vai usar o valor recebido para aquisição de outro imóvel ou quitar existente, certo? Essa terceira pergunta contempla a quitação de imóvel já adquirido.

Sim, existe esse limite de tempo de 180 dias, entre a venda e a nova aquisição ou quitação.

.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.