x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 920

DCTF (DECLARAÇÕES ACESSORIAS)

Alexandre Emmanuel Petenella De Paula

Alexandre Emmanuel Petenella de Paula

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 semanas Segunda-Feira | 25 março 2024 | 12:03

Boa tarde a todos,  quero tirar uma duvida pois não estou sabendo, oque está acontecendo, tenho uma empresa que tem rendimentos de contratos de mutuo onde eu faço a DARF com o codigo 8053 

ano passado(2023) eu entregava a DCTF WEB normal se nenhum problema com os informes da DARF , ok 

Quando saiu o programa DCTF WEB 3.7 eu nao consigo entregar a declaração pelo seguinte motivo, aparece essa mensagem de erro

Linha 00005 - O período de vigência do código 8053-02 é a partir do 1º
decêndio de JAN de 2006 até o 3º decêndio de DEZ de 2023.
Linha 00006 - O período de vigência do código 8053-02 é a partir do 1º
decêndio de JAN de 2006 até o 3º decêndio de DEZ de 2023.

, alguem sabe oque aconteceu?? o codigo da receita mudou?? eu estou pesquisando e não aconteceu nada  , alguem pode me ajudar estou com medo de pagar multa por atraso 


Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 semanas Segunda-Feira | 25 março 2024 | 14:29

Alexandre

me desculpe talvez a minha ignorância, mas nesse código, o valor do IR não é retido pelo banco na fonte ?

se SIM,  e ele que recolhe,  a sua empresa NÃO  deveria informar

com  relação a DCTF, a partir de 01/2024 todos os impostos que são retidos passam a ser informados  APENAS  na DCTFWEB
caso não tenha valores de Pis, Cofins,   IPI,  ou outros sobre o faturamento, deve entregar zerada


Márlus

Alexandre Emmanuel Petenella De Paula

Alexandre Emmanuel Petenella de Paula

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 14 semanas Segunda-Feira | 25 março 2024 | 14:47

Doutor Márlus , muito obrigado pela resposta,  eu  acredito que nessa operação de contratuo de mutuo a empresa está pagando para os socios um determinado valor, onde retem imposto de renda na fonte , no caso então como o Senhor falou Devo informar pela DCTF WEB??  a empresa em questão não possuiu faturamento e não gerou Pis Cofins, então devo entregar zerada? 

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 semanas Segunda-Feira | 25 março 2024 | 16:13

Alexandre

===>   uma empresa que tem rendimentos de contratos de mutuo onde eu faço a DARF com o codigo 8053 

no seu comentário original disse que a empresa tem,   por isso que "presumi" que  NÃO teria nada a declarar

MAS...   como é ela que está pagando os rendimentos,  nesse caso ,  SIM ,    deve informar  a DCTFWEB / Sped Reinf
e recolher o DARF gerado pelo EAC

a   DCTF  ( versao 3.7 )  deve entregar ZERADA

Márlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.