x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 475

PER/DCOMP na EFD Contribuições

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 semanas Sexta-Feira | 5 abril 2024 | 08:41

Devo efetuar o lançamento dos valores de PER/DCOMP na EFD Contribuições? Se sim, além dos registros 1100 e 1500, quais campos mais preencher para que estes valores sejam compensados do meu valor de PIS/COFINS apurado a pagar?

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 12 semanas Sexta-Feira | 5 abril 2024 | 11:38

Quando se usa créditos acumulados do PIS/COFINS para compensar outros impostos, você informar abater estes valores dos registros de saldos credores  1100/1500.

Quando se usa créditos proveniente de outros impostos para abater o valor a pagar  do PIS/COFINS isto não é informado no SPED Contribuições.

No SPED Contribuições se informa os "valores apurados" do mês.

Na DCTF se informa os valores apurados (+) declarados no SPED, as compensações de Per/Dcomp (-), e o valor a pagar por DARF (=);

Ana

Ana

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 semanas Sexta-Feira | 5 abril 2024 | 12:48

Sidney, obrigada pelo retorno! Desta forma, como o valor de PEDCOMP PIS/COFINS foi de compensação, diminuindo o meu valor de PIS/COFINS apurados não tenho necessidade de lançar ele no PVA? Pergunto pois para todos os efeitos, no registros M205 E M605 apresentamos os valores de PIS/COFINS recolhidos no entanto, caso eu não informe o PERDCOMP, estes valores  ficaram a maior do que os valores de PIS/COFINS lançados na DCTF, podendo gerar algum tipo de questionamento, não?

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 12 semanas Sexta-Feira | 5 abril 2024 | 15:32

Não há,

O Perdcomp é um crédito na DCTF da mesma forma que a DARF paga é.

A DARF somada ao Perdcomp deve ser o valor apurado.

Perguntas Frequentes


82) A empresa ganhou um processo judicial referente ao PIS e COFINS. Está utilizando o valor ganho para pagar os débitos apurados atualmente. Essa operação deve ser informada no EFD PIS e COFINS? De que forma?

NA EFD-CONTRIBUIÇÕES devem ser informados apenas processos judiciais que tenham impacto na apuração da contribuição/crédito, ou seja, na formação da base de cálculo, alíquota aplicável e ou CST. A informação de pagamento, compensação de indébito tributário com tributos a pagar são demonstradas na DCTF e em outras declarações, como é o caso das Declarações de Compensação (Dcomps)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.