x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 139

Dúvida no IRPF 2024

Luiz Rodolfo

Luiz Rodolfo

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 2 semanas Quinta-Feira | 11 abril 2024 | 07:58

Pessoal, bom dia.

Estou com duas dúvidas em relação a Declaração de Imposto de Renda de 2024.

A primeira é a seguinte: fazendo uma comparação entre o imposto de renda retido na fonte de 2023 e o imposto de renda retido na fonte de 2022, o valor retido no ano de 2023 foi maior do que o valor retido em 2022, haja vista que houve aumento no salário, etc. Logo quando fiz os primeiros lançamentos dos rendimentos na declaração de 2024, referente ao ano-calendário de 2023, e nesse meu caso vai gerar restituição, percebi que o valor da restituição é menor do que o valor que recebi ano passado, referente ao ano-calendário de 2022, mesmo com o aumento de salário conforme citei anteriormente. Qual a razão disso? Será que em razão da atualização da tabela do imposto de renda?

A segunda é a seguinte: eu possuo um financiamento imobiliário, através do programa MCMV, da Caixa Econômica Federal, e no decorrer dessa obra a construtora, que deu início na obra, veio a falência. Posteriormente, foi acionado a seguradora, que contratou uma nova empresa para finalizar a obra. O empreendimento foi parcialmente finalizado, uma vez que as unidades habitacionais que possuíam o financiamento com a Caixa foram finalizadas, enquanto que as unidades habitacionais que foram compradas "a vista, direto com a construtora" estão inacabadas, acredito que essas pessoas precisarão entrar na Justiça para resolução do caso. De qualquer forma, apesar de ser um empreendimento único, conseguimos o habite-se individual na Prefeitura. Paralelamente, até hoje (11/04/2024), há pendências em relação a documentação dessa obra, pois a mesma ainda não foi desmembrada (ou individualizada) no cartório de registro de imóveis, também não foi instituído o Condomínio com seu respectivo CNPJ. A Caixa está correndo atrás da regularização. Por conta disso, os mutuários ainda não estão amortizando o valor do financiamento. Bom, enfim, quando eu entro no extrato do IRPF para ver os valores, constam o seguinte -- valores fictícios:
- Amortização: R$ 0,00
- Juros/Correção Monetária: R$ 9.900,00
- Seguros: R$ 100,00
=> Total pago pelo Mutuário: R$ 0,00
=> Total pago pelo Parceiro/Entidade: R$ 10.000,00 (somatória dos juros/correção monetária e seguros)
Diante disso, a minha dúvida é: devo lançar esse valor de R$ 10.000,00, que está sendo pago pelo parceiro/entidade em minha declaração?

Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 11 abril 2024 | 08:55

Bom dia,
Q1 - A tabele do IRPF é progressiva, ou seja, conforme o valor da renda aumenta, as alíquotas aumentam também, o que muda o "imposto devido", podendo resultar e menor restituição mesmo com mais retenção ocorrida.
Q2 - Acredito que esse acréscimo não entre, mas sugiro verificar o "perguntão" do IRPF se tem algo do tipo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.