x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 59

Conta Conjunta - Herança - IRPF 2024 - que valor colocar em 31/12/2023?

Marc

Marc

Iniciante DIVISÃO 5, Designer
há 19 semanas Sábado | 13 abril 2024 | 12:56

Olá a todos, boa tarde.

Espero que estejam bem e com saúde!

Por favor, eu gostaria de pedir ajuda em uma dúvida que tenho e seria a seguinte:

1- a pessoa faleceu em 2023 e o inventário foi concluído também em 2023.

2- na declaração do herdeiro - Rendimentos Isentos e não Tributáveis - 14 - Transferências patrimoniais doações e heranças - coloquei a soma de tudo o que foi herdado: casa + contas corrente e poupança

3- o herdeiro possuía conta conjunta (corrente e poupança com o falecido - 50% para cada um)

Dúvida: Como as contas eram conjuntas que valor devo colocar em Bens e Direitos do herdeiro - que pede a situação em 31/12/2023?

Pergunto, pois na partilha os valores refletem o dia do falecimento que se deu no início de 2023 e o inventário foi concluído em Julho de 2023.

Os valores das contas que passaram para o herdeiro, logo depois do fato, como expliquei mais acima, foram por mim somados e devidamente colocados nos rendimentos isentos com código 14.

Posso colocar em 31/12/2023 simplesmente o que consta no informe de rendimentos do banco - referente ao herdeiro?

Obrigado, desde já a quem puder auxiliar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.