FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 6
acessos 2.908
Malha fina IRPF 2024 - Possível diferença no imposto pago
Gustavo
Iniciante DIVISÃO 5, Account Manager
há 34 semanas Terça-Feira | 23 abril 2024 | 11:44
Pessoal, bom dia!
Vocês já passaram por isso?
Entreguei a declaração de imposto de renda, mas quando consultei a situação dela, deu uma pendência: “possível diferença no imposto pago”.
A mensagem completa é a seguinte:
"O que aconteceu? O valor do Imposto Pago declarado é diferente do valor calculado pelos sistemas da Receita Federal."
"O que verificar? 1. Verifique se os valores do Imposto Retido na Fonte e do Imposto Complementar foram corretamente preenchidos; 2. Verifique se a soma dos valores do Imposto retido na Fonte e do Imposto Complementar foi corretamente preenchida."
Alguma experiência sobre essa situação?
Gustavo
há 34 semanas Quinta-Feira | 25 abril 2024 | 11:26
Já conferi os dados de imposto retido na fonte no ecac, tudo certo.
Com relação ao imposto complementar, deixei zerado, pois não faço uso.
Imposto pago no exterior, está certinho também, conforme informe recebido da corretora.
O que mais eu poderia conferir com mais detalhes?
Renato
Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Mecânico
há 32 semanas Sexta-Feira | 10 maio 2024 | 11:12
Gustavo, bom dia! Exatamente como o meu caso!
Salvador Cândido Brandão
Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 31 semanas Domingo | 12 maio 2024 | 09:11
Vcs preencheram o GCAP ganhos em m0eda estrangeira para importar para a DIRPF?
Renato
Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Mecânico
há 31 semanas Segunda-Feira | 13 maio 2024 | 14:19
Salvador, não. Eu coloquei os rendimentos dos investimentos no exterior e o imposto pago no exterior no carnê leão da web e importei para a declaração.
Marcelo Luz
Iniciante DIVISÃO 1, Analista Processos
há 29 semanas Terça-Feira | 28 maio 2024 | 09:01
Bom dia, pessoal.
Estou exatamente na mesma situação que o Gustavo e o Renato.
Já enviei mais de sete declarações retificadoras e todas tiveram a mesma pendência, com a seguinte mensagem:
"O que aconteceu? O valor do Imposto Pago declarado é diferente do valor calculado pelos sistemas da Receita Federal."
"O que verificar? 1. Verifique se os valores do Imposto Retido na Fonte e do Imposto Complementar foram corretamente preenchidos; 2. Verifique se a soma dos valores do Imposto retido na Fonte e do Imposto Complementar foi corretamente preenchida."
Acredito que o problema está no CGAP referente ao recebimento de juros (cupom) de Bonds no exterior, pois esse é o primeiro ano em que tenho esse tipo de investimento. Tive quatro créditos em 2023, e lancei exatamente os dados fornecidos pela corretora. Não sei como resolver isso. Vocês conseguiram resolver? Obrigado.
Gustavo
há 12 semanas Terça-Feira | 24 setembro 2024 | 16:01
Pessoal, boa tarde!
Apenas para contribuir com os demais, a questão foi resolvida.
Bastou atualizar os programas (IRPF e GCAP), importar os dados novamente no IRPF e enviar novamente.
Os lançamentos estavam corretos, então a declaração foi liberada.
Agradeço o apoio dos colegas.