x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 46

Pagamento INSS Dentista PF que trabalha para PF e PJ

Letícia Antunes

Letícia Antunes

Bronze DIVISÃO 2, Dentista
há 10 semanas Sexta-Feira | 17 maio 2024 | 18:45

Boa noite, 

Sou Cirurgiã Dentista e, atualmente, trabalho como pessoa física em consultório particular atendendo pessoas físicas, mas também trabalho 2 dias na semana, 8 dias no mês, em uma clínica odontológica (PJ). 
Nesta clínica não tenho nenhum vínculo empregatício. Minha dúvida é em relação a como pagar meu INSS.  

Devo:
1. Pagar apenas os 20% da renda bruta dos meus atendimentos particulares para pessoas físicas e o recolhimento do INSS referente ao meu serviço prestado para a clínica (PJ) é obrigação dela.

2. Pagar 20% da renda bruta dos meus atendimentos particulares para pessoas físicas somada a renda bruta referente ao meu serviço prestado a clínica (PJ).

3. Pagar 20% da renda bruta dos meus atendimentos particulares para pessoas físicas e pagar separadamente 11% da renda bruta referente ao meu serviço prestado para a clínica (PJ). 

?

Agradeço desde já! 

Graziela Garcia

Graziela Garcia

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 9 semanas Segunda-Feira | 20 maio 2024 | 17:45

Olá Letícia! Boa tarde!

Você, como profissional liberal, enquadra-se na categoria de contribuinte individual perante à Previdência Social. 

Nesta situação, em relação à prestação de serviços à PJ, a responsabilidade pelo desconto e recolhimento da sua contribuição previdenciária é da PJ que te contratou. Nesta situação, a PJ descontará 11% de contribuição previdenciária sobre o valor pago a você, e, além disso, ela terá um encargo patronal de 20% (contribuição previdenciária patronal, que sai do bolso da PJ contratante, não sendo descontado de você).