x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.327

ERRO ECF 2023 (Versão 10.0.7)

Lu

Lu

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 8 semanas Segunda-Feira | 20 maio 2024 | 17:52

Estou fazendo a ECF de um empresa do Lucro Real Trimestral que possui isenção referente ao PERSE, porém o validador está apresentando o erro abaixo:

Soma das deduções informadas nas Linhas N670/6 a 14.04 superior à CSLL apurada total (Linha N670/4).

O erro se refere ao fato de que o próprio validador está calculando um valor de CSLL isento maior que o devido, porém no IRPJ o sistema equipara o valor do isento ao IRPJ devido, pois na situação mencionada o Lucro de exploração foi maior que o lucro real.

Alguém já viu situação semelhante ou saberia me ajudar com este erro?

Mateus

Mateus

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 semanas Quinta-Feira | 23 maio 2024 | 08:13

Bom dia, colegas,

Estamos com o mesmo problema aqui no escritório, temos algumas empresas lucro real que estão sob o benefício do PERSE, que apresentaram o mesmo erro:
Soma das deduções informadas nas Linhas N670/6 a 14.04 superior à CSLL apurada total (Linha N670/4).

Se alguém conseguir solucionar o problema, compartilha conosco a solução?

Agradeço desde já!

lilian

Lilian

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 8 semanas Quinta-Feira | 23 maio 2024 | 08:52

Olá bom dia
Ontem enviei o questionamento para a Receita Federal e os mesmos me deram a seguinte resposta:

Prezado(a) Contribuinte,
A alteração deve ser realizada pela própria empresa.
Verifique o item 2.3.6. Edição de Campos Identificados Como Cálculos Alteráveis do Manual da ECF http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644
Atenciosamente,
 Equipe ECF e ECD

No manual da ECF, nos dá a seguinte instrução:
2.3.6. Edição de Campos Identificados Como Cálculos Alteráveis
Caso seja necessário fazer a edição de campos identificados como “CA” (Cálculo Alterável), o procedimento é o seguinte:
I – Clicar na escrituração;
II – Clicar em “Configurações” => “Configura Parâmetros da ECF”;
III – Clicar em “Não – Eu escolho quais registros terão os campos atualizados pelo sistema.”;
IV – Selecione os registros que deseja editar; e
V – Edite os campos necessários.

Fui no arquivo e fiz as instruções e deu certo o erro sumiu e ficou apenas a mensagem de aviso que o incentivo está maior que a CSLL apurada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.