x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 173

Ganho de Capital - Venda imóvel

Lucas Beraldo de Almeida

Lucas Beraldo de Almeida

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 5 semanas Segunda-Feira | 27 maio 2024 | 13:53

Pessoal meus tios estão planejando venderem os imóveis deles, eles têm 2. Já expliquei que é melhor usar da possivel isenção o imóvel de maior valor por conta da regra do uso da isenção apenas pra 1 imóvel dentro de 5 anos. Eles compraram em 2002 um terreno, construíram tudo legalizado à época com custo total aproximado de 450 mil reais. Pretendem vendê-lo por 1 milhão 250 mil reais, dentro de 180 querem comprar outro imóvel financiado, alguém sabe me dizer quanto eles devem esperar pagar de imposto de renda? tem como aplicar o fator redutor em boa parte do valor? o iptu anual conta para tirar um pouco do ir? outra pergunta, eles fizeram em 2011 uma melhoria/reforma e gastarm cerca de 75 mil reais isso abaixa o imposto sobre o ganho de capital?
Peço também, que me indiquem bons profissionais pra caso eles consigam vender eu possa passar o contato pra eles contratarem vocês pra esse tipo de serviço

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 5 semanas Segunda-Feira | 27 maio 2024 | 21:05

1- Se pertencem a duas pessoas o valor da venda também será apurado pelos dois.
2- O custo do terreno, da construção e da reforma estando registrados nas DIRPFs são considerados no cálculo.
3- O valor que vier a ser pago na corretagem diminuem o valor da venda.
4- O IPTU não tem nenhuma influência neste calculo. Só valerá para o comprador pagar o ITBI.
5- Se todo o valor da venda vai ser aplicado na compra de outro imóvel residencial dentro de 180 dias haverá isenção.
6- baixe o programa CAP 2024 e faça uma simulação para saber quanto restará de ganho e de imposto.



Lucas Beraldo de Almeida

Lucas Beraldo de Almeida

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 5 semanas Terça-Feira | 28 maio 2024 | 15:42

Salvador Cândido Brandão Muito obrigado senhor, entende quase tudo. A única dúvida que ficou é: haverá isenção mesmo que o imóvel a ser comprado for financiado? Posso baixar o GCAP só pra simular?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 5 semanas Terça-Feira | 28 maio 2024 | 19:05

 única dúvida que ficou é: haverá isenção mesmo que o imóvel a ser comprado for financiado? Posso baixar o GCAP só pra simular?  
Sim, vc pode baixar o GCAP e simular.

Vc pode comprar um imóvel financiado, mas somente os valores pagos dentro de 180 dias estarão isentos.
ins 599/2005 alterada pela 2070/2022



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.