x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 490

Imposto Renda 2024

Valéria

Valéria

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 semanas Segunda-Feira | 27 maio 2024 | 22:39

Pessoal, boa noite! Por favor, poderia me auxiliar como declarar essas informações no imposto de renda.
Informe de rendimento de pessoa física, é pago para o marido e os filhos o convenio medico,  tem essa informação  complementares, abaixo, por favor, como declarar esses valores, somo os valores e lanço nome da titular que é a Adriana?

Desconto Plano de Odonto  R$ 2.138,40
Desconto Plano de Saude  R$ 1.431,45
Nome Amil 
CNPJ: XX.XXX.XXX
Informação da operadora de Plano do Benificiário do Declarante
Beneficiário do Plano de Saúde 
1 - Ricardo Tipo D - data nasc 20/06/1977 - valor  pago R$ 516,40
2- Maria Tipo D  - data nasc 18/ 03 /2000 - valor pago R$ 516,40
3- Diego Tipo D - data nasc 22/05/2004 - valor pago R$ 516,40
4- Adriana Tipo T - data nasc 02/12/1984 - valor pago 1.899,05
Por favor, ser puder me ajudar?

Desde já agradeço

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 semanas Terça-Feira | 28 maio 2024 | 08:00

Bom dia!

Você deve lançar as informações relacionadas ao CPF que consta na Declaração.

Se a Declaração é da Adriana, apenas os valores dela são lançados (nesse caso 1.899,05).

Se algum desses é dependente, você lança os valores de pagamentos desse dependente e discrimina a quem se refere. Exemplo o Diego é dependente da Adriana na declaração. Você lança o valor dele (516,40) e relaciona ao dependente na declaração

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Valéria

Valéria

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 semanas Terça-Feira | 28 maio 2024 | 08:20

Danilo, bom dia! Tudo bem?
Obrigada pela ajuda.
Informe de Rendimento é nome da Adriana, nesse documentos estão esses valores, foi descontado na folha de pagamento da mesma.
Então posso lançar eles como dependentes  dela e lançar valores pagamentos efetuados e considerar o código 26 - Planos de saúde no Brasil.

Obrigada

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 semanas Terça-Feira | 28 maio 2024 | 08:24

Valéria

Aí você precisa ver se podem. Lembrando que se você colocá-los como dependentes, pagamentos, bens e todas as receitas também precisam ser lançadas (então se o marido tiver salário, você precisa lançar também).

Lembrando também que alguém só pode ser dependente de 1 pessoa apenas (se eles entraram como dependente do marido, não pode ser dela) e também não podem entregar declaração.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Valéria

Valéria

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 semanas Terça-Feira | 28 maio 2024 | 10:46

Danilo, bom dia! 
Essas informações vai consta na RFB, se acaso não informar esses valores vai dar pendencia  ou vai cai na malha fina, informe de rendimento é espelho da DIRF .
Para pode lançar esse valores somente como dependentes, ou teria outra forma de lançar esses valores pagos?
Eu mandei mensagem para Adriana, verificar os filhos e marido, declaram imposto ou trabalham, se acaso eles trabalham, não posso colocar eles como dependentes, mas posso declarar esse valor que a Adriana pago os convênios para eles e foi descontado na folha de pagamento sem ela cair na malha fina. 
Não sei estou certa, folha de informe de rendimento é o espelho da DIRF que consta já na RFB, eu estou enganada. 
Esses valores vai consta na RFB, se acaso fazer a declaração dela sem esses valores vai cair na malha fina, para mim  tenho informar esse valores.
Desconto Plano de Odonto  R$ 2.138,40
Desconto Plano de Saude  R$ 1.431,45
Nome Amil 
CNPJ: XX.XXX.XXX
Informação da operadora de Plano do Benificiário do Declarante
Beneficiário do Plano de Saúde 
1 - Ricardo Tipo D - data nasc 20/06/1977 - valor  pago R$ 516,40
2- Maria Tipo D  - data nasc 18/ 03 /2000 - valor pago R$ 516,40
3- Diego Tipo D - data nasc 22/05/2004 - valor pago R$ 516,40
4- Adriana Tipo T - data nasc 02/12/1984 - valor pago 1.899,05
Desculpa, nunca tinha visto essa situação.

Desde já agradeço

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 semanas Terça-Feira | 28 maio 2024 | 11:16

Valéria,

O Informe é sim espelho da DIRF. A Receita Federal já tem essas informações.

Então se você faz a Declaração da Adriana e apenas dela. Você tem que lançar o que está aí 1.899,05. Se lançar dos dependentes vai cair na malha fina.  

Se tiver os dependentes lance os valores deles também.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Rubiana Rodrigues de Queiroz

Rubiana Rodrigues de Queiroz

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 semanas Quarta-Feira | 29 maio 2024 | 10:52

Pessoal, bom dia!!

Estou enviando uma declaração, mas não a de espólio e sim do herdeiro. 
Ao final quando vou enviar aparece o seguinte erro  -"  C15 - O CPF DO INVENTARIANTE (XXXXXXXXXXXX) SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO INCONPATÍVEL COM AS INFORMAÇÕES DESTA DECLARAÇÃO EM NOSSO CADASTRO. VERIFIQUE O CPF: SE INCORRETO, CORRIJA - O E ENTREGUE A DECLARAÇÃO; SE CORRETO, O INVENTARIANTE DEVERÁ COMPARECER A UMA UNIDADE DA RECEITA FEDERAL PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO CADASTRAL COM CPF, IDENTIDADE E TITULO DE ELEITOR. " 
O CPF que é informado é o falecido ( espolio) e está correto. A Declaração que está dando o erro é o inventariante e herdeiro. 
A Declaração de espolio foi enviada sem problema algum.  A declaração da outra herdeira também foi enviada sem problema algum

Alguem consegue me ajudar??

taciana

Taciana

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 semanas Quinta-Feira | 30 maio 2024 | 18:07

Boa tarde,
Espero que alguém possa me ajudar 

um cliente recebeu várias doações de estrangeiros de vários países, pequenos valores ( que logo depois foram transferidos para uma ONG na África) em sua conta corrente daqui do Brasil, um total de 6.500,00 ao longo do ano de 2023.  Alguém poderia me ajudar, me informando se essas remessas precisam ser declaradas e se sim, como faço esses lançamentos na declaração. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.