x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 86

Declaração de IRPF

Ary Wanderley Lasmar do Amaral

Ary Wanderley Lasmar do Amaral

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 semanas Terça-Feira | 28 maio 2024 | 17:54

Olá meus colegas. 

Agora na reta final surgiu uma dúvida. 

Um cliente tem um apartamento financiado junto com a sua cunhada. O apartamento está no nome dos dois, dele e da cunhada. A cunhada declarou o imovel na sua declaração. 
Neste caso, o cliente também deve declarar o mesmo imovel que a sua cunhada jà declarou?

Já vi isso acontecer quando casal, mas não como outros laços familiares 

Obrigado 

Rubiana Rodrigues de Queiroz

Rubiana Rodrigues de Queiroz

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 semanas Quarta-Feira | 29 maio 2024 | 10:53

Pessoal, bom dia!!

Estou enviando uma declaração, mas não a de espólio e sim do herdeiro. 
Ao final quando vou enviar aparece o seguinte erro  -"  C15 - O CPF DO INVENTARIANTE (XXXXXXXXXXXX) SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO INCONPATÍVEL COM AS INFORMAÇÕES DESTA DECLARAÇÃO EM NOSSO CADASTRO. VERIFIQUE O CPF: SE INCORRETO, CORRIJA - O E ENTREGUE A DECLARAÇÃO; SE CORRETO, O INVENTARIANTE DEVERÁ COMPARECER A UMA UNIDADE DA RECEITA FEDERAL PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO CADASTRAL COM CPF, IDENTIDADE E TITULO DE ELEITOR. " 
O CPF que é informado é o falecido ( espolio) e está correto. A Declaração que está dando o erro é o inventariante e herdeiro. 
A Declaração de espolio foi enviada sem problema algum.  A declaração da outra herdeira também foi enviada sem problema algum

Alguem consegue me ajudar??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.