x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 338

Malha fina - possível inconsistência dedução Previdência oficial

JORGE ROBERTO MARÇAL

Jorge Roberto Marçal

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 6 semanas Segunda-Feira | 3 junho 2024 | 19:24

Colegas, transmiti  a dirpf de um médico que tem 4 (quatro) fontes de renda de pessoas jurídicas (empresas) -  já conferi pelo ECAC (dirf's das 4 empresas)  e pelos demonstrativos fornecidos pelas 4 empresas e verifiquei que estão corretos o total dos valores da contribuição oficial, algum colega poderia me orientar como é que eu faço para comprovar para a RFB, ou seja, quais documentos eu deverei informar e enviar RFB para comprovar aque está correta a declaraçào irpf ? Quais documentos eu devo juntar?

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 6 semanas Segunda-Feira | 3 junho 2024 | 21:29

Boa Noite Jorge

Estou, eu mesmo, com problema em relação a despesas médicas, tenho o comprovante (notas fiscais) e a receita me colocou na malha fina, por enquanto, não a o que fazer, vamos ter que aguardar a notificação para apresentar os documentos. Você pode antecipar, através do processo digital a entrega da documentação, entretanto, para o exercício de 2024, ainda não abriu.
Se tiver certo não a o que fazer, tem que aguardar, se você encontrar algum erro, ai pode retificar.
Espero ter ajudado

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.
Magda Quintiliano

Magda Quintiliano

Iniciante DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 5 semanas Sexta-Feira | 14 junho 2024 | 13:42

Boa tarde!

Tive esse mesmo problema. Como o desconto do INSS foi feito em apenas uma fonte sobre o teto maximo, busquei essa informação dos periodos 01 a 12/2023 na empresa que pagou os rendimentos.
Verifiquei que, por questoes de arrendondamento, o que havia sido descontado a titulo de Contribuição Previdenciária informado na DIRF pela fonte pagadora foi menor 0,01 centavos de fev a dez, o que totalizou 0,11 centavos de diferença no total.

Fev a dez - 1501,50/mes (20% sobre o teto) descontado do cooperado
Fea a dez - 1501,49/mes (20% sobre o teto) informado na DIRF.

Alterei o valor da previdencia social para o valor efetivamente descontado. A Declaração ja está na fila de restituição.

Aredito que essa pendencia esta ocorrendo porque o sistema da RFB está confrontando não apenas com a DIRF, mas muito mais com o eSocial.

Com relação às despesas médicas, voce verificou se quem emitiu o recibo informou o valor na declaração. Um dentista não havia informado e houve pendencia tb. Entrei em contato com o dentista e ele retificou a declaração dele e a pendencia desapareceu!

Boa sorte aí!!

JORGE ROBERTO MARÇAL

Jorge Roberto Marçal

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 5 semanas Domingo | 16 junho 2024 | 05:58

Bom dia Magda Quintiliano, por gentileza, você pode me informar de que jeito você conferiu o esocial da fonte pagadora ? Para eu conferir também,ref. A despesa médica trata- se de valor informado pela fonte  pagadora Unimed .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.