x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 163

EFD-REINF x DCTFWEB sem eSocial

Regina de Oliveira Rodrigues

Regina de Oliveira Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 5 semanas Quarta-Feira | 12 junho 2024 | 18:55

Olá a todos! Preciso de ajuda com uma dúvida:

Tenho várias empresas sem funcionários! Ou seja, não tem eSocial e por conta disso tbm não tem/tinha DCTFWEB.

Mas agora por conta da Distribuição de Lucros que deve ser informada na EFD-REINF, a própria EFD-REINF gera automaticamente a informação para a DCTFWEB e eu tenho que ir lá transmitir!

Em 15/05/2024 eu fiz a EFD-REINF referente a competência Abril/2024 informando: Jan/24, Fev/24 e Mar/24, informei somente a distribuição de lucros.
A informação foi automaticamente para a DCTFWEB, e então eu transmitir a DCTFWEB 04/2024, OK!

A próxima EFD-REINF que vou fazer vai ser somente em 15/08/2024 referente a competência Julho/2024, nela vou informar: Abr/24, Mai/24 e Jun/24.
Igual a anterior, acredito que essa informação vai lá pra DCTFWEB...Vai como 07/2024, vou ter que transmitir!

Meu medo é...
O sistema da Receita Federal vai ver que eu transmiti uma DCTFWEB com informações da EFD-REINF 04/2024 e 07/2024.
Eles não vão me cobrar os meses de 05 e 06?

Socorro!!!

Rafael Abreu

Rafael Abreu

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 semanas Quarta-Feira | 12 junho 2024 | 19:33

Regina de Oliveira Rodrigues, boa noite

EFD-Reinf é uma declaração um pouco complicada em relação a conseguir as informações que vão nela. Eu, por exemplo, tenho clientes que tomam serviços de municípios de diversos estados, como consequência, acabam esquecendo de me enviar as notas ou enviam com atraso. Nem todo prestador envia a nota por email, em alguns muniípios é difícil conseguir uma cópia da nota. Enfim, para não correr o risco de ter que enviar uma Reinf em atraso por causa dessas situações, eu optei por transmitir mensalmente, mesmo não tendo a abrigatoriedade. Assim eu evito surpresas e, de quebra, também envio mensalmente a DCTFWeb, já que ambas as declarações são vinculadas. Sabemos que é mais trabalhoso assim, mas foi a melhor forma que enccontrei de evitar multas e dor de cabeça.

Atenciosamente.

Rafael Abreu Pereira
Contador
Arcem Consultoria Contábil
WhatsApp Business: (85) 9 9174-8724
Email: [email protected]
Instagram: arcem.contabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.