x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 70

Dúvidas sobre venda de imóveis de PJ Simples Nacional

Rubens Henrique Ferraz Barbosa

Rubens Henrique Ferraz Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 5 semanas Sexta-Feira | 14 junho 2024 | 01:18

Prezados senhores ,

Venho por aqui pedir ajuda a vocês mais experientes, sou novo nesta área ...

Apareceu um cliente que está vendendo um imóvel , é do Simples Nacional , porém não possui escrituração contábil do mesmo . 

Como eu faço para calcular este ganho de capital ?
Indiferente da falta da escrituração , eu preciso fazer a depreciação de 4% ao ano ? 

É um imóvel que foi comprado em 2012 por R$ 200.000 e está atualmente sendo vendido por R$ 600.000.

Mais um complemento ... 
Além da guia declaratória de ganhos de capital 0507 , e o DEFIS anual , há mais alguma obrigação ?

Desde já agradeço a atenção de todos vocês .

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 5 semanas Sexta-Feira | 14 junho 2024 | 10:12

Bom dia!
Apareceu um cliente que está vendendo um imóvel , é do Simples Nacional , porém não possui escrituração contábil do mesmo . 

Como eu faço para calcular este ganho de capital ?
Indiferente da falta da escrituração , eu preciso fazer a depreciação de 4% ao ano ? 
R- Sim, separando o valor do terreno da construção. O terreno não é depreciável.
É um imóvel que foi comprado em 2012 por R$ 200.000 e está atualmente sendo vendido por R$ 600.000.
R- Se houvesse sido comprado na pessoa física haveria reduções e sem depreciações.
     Na apuração o ganho pode ser reduzido da comissão de corretagem.
Mais um complemento ... 
Além da guia declaratória de ganhos de capital 0507 , e o DEFIS anual , há mais alguma obrigação ?
R- E. social e EFD.Reinf para a distribuição do lucro.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.