x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 4.644

Nota Fiscal-Fatura x Retenção de ISS

LEONARDO FERNANDES

Leonardo Fernandes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 12:58

Amigos boa tarde, preciso de uma ajuda. Onde eu trabalho tem uma empresa que nos presta serviços de manutenção, conserto e reparação de máquinas. Pois bem, esta empresa emite uma nota fiscal fatura apontando o valor bruto, como também as retenções de IR e INSS(exite cessão de mdo em caráter eventual). Nesta mesma nota também é apresentado o valor faturado (valor bruto - retenções = valor faturado), porém ao fazer o pagamento a empresa onde trabalho efetuou a retenção do ISS, o que implicará em um valor divergente ao expresso na NF. Exemplo:

Valor apurado na NF:

Valor total dos serviços: R$ 2.726,41
Valor do IRRF: (R$ 27,26)
Retenção INSS: (R$ 299,91)
Valor da duplicata: R$ 2.399,24

Valor apurado na empresa:

Valor total dos serviços: R$ 2.726,41
Valor do IRRF: (R$ 27,26)
Retenção de ISS: (R$ 136,32)
Retenção INSS: (R$ 299,91)
Valor pago: R$ 2.262,92

Efim a dúvida é se a empresa pode fazer isto tendo em vista que o valor não fora expresso na nota fiscal.

Josiane L. Cunha

Josiane L. Cunha

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 10:47

Bom dia queridos,
Vocês poderiam me ajudar nesse assunto?
Prestador de Serviço:Pessoa Jurídica
Tipo do Serviço: Limpeza e conservação predial.

Tomador: Pessoa Física (Conforme NF e contrato firmado)

O prestador emitiu uma NF com as seguintes informações:
Valor dos Serviços: R$ 1551,97
Retenção INSS(11%)= R$ 170,72
Retenção ISS(5%)= R$ 77,60
Retenção IRRF(1%)= R$ 15,52
Total do boleto para pagamento = R$ 1.288,13

Já me informaram que não se pode fazer estas retenções porque o tomador é pessoa física.
Que eu teria que efetuar este pagamento no valor de R$ 1.551,97 que é o valor dos serviços prestados.

Isso procede? Se sim, eu tenho que solicitar o cancelamento desta NF e solicitar uma nova sem as retenções?

Obs.: Ainda não efetuei este pagamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.