x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 37

Compensação de créditos de INSS adquiridos de terceiros

Renato Timoteo

Renato Timoteo

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 2 semanas Terça-Feira | 2 julho 2024 | 11:53

Tenho um cliente, o qual quer comprar créditos de INSS oferecidos a ele, os quais foram compensados/recuperados pela empresa ofertante, via PERDCOMP e preciso saber se é válido esse procedimento, para que eu possa utilizar esses créditos na empresa do meu cliente. 1º) Há alguma lei/legislação que impeça
esse processo?  2º) Caso não haja impedimento, como acompanhar esses créditos junto à Receita Federal? Agradeço antecipadamente.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 semanas Terça-Feira | 2 julho 2024 | 11:59

Obrigado pela pergunta!

Não há impedimento legal para a compra de créditos de INSS compensados via PERDCOMP, desde que feita de forma regular e documentada, pois 99,9% dos créditos “vendidos” são fraudulentos. Para acompanhamento, utilize o e-CAC da Receita Federal conforme IN RFB 1.412/13 e Resolução CGSN 140/18. É crucial verificar a legalidade e atualização dos créditos para uso contábil, seguindo normas contábeis como a NBC TG 32 (R3).

Espero que esta resposta tenha esclarecido sua dúvida!LUCIANO DE OLIVEIRA, ADVOGADO
@dr.luciano.adv
Oculto
142º, 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.