x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 67

Até quanto valor investido não paga taxa de IR? Não trabalho, não tenho imóveis.

Giovanna Resende

Giovanna Resende

Iniciante DIVISÃO 1, Aprendiz
há 1 dia Quinta-Feira | 4 julho 2024 | 04:34

 Quando eu era criança o estado abriu uma conta na Caixa Poupança pra mim, para colocar o valor do seguro do meu pai, eu fiz 18 anos e tenho 24 mil reais, eu não trabalho, não tenho imóveis, veículos, não tenho nada, eu queria colocar o dinheiro para render no CDI, e ele rende aproximadamente 240 por mês, no caso, eu queria saber até qual valor investido não paga imposto de renda, eu li em algum lugar que se deixar na poupança da caixa, tem isenção e não paga, é verdade? Dá pra tipo, colocar uma parte na poupança da caixa e outra no CDI? eu já pesquisei e não consigo descobrir 

NATALIA VENANCIO

Natalia Venancio

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 1 dia Quinta-Feira | 4 julho 2024 | 13:10

Giovana, boa tarde!

Como o nobre colega sugeriu, procure o Gerente da sua conta bancária ou um consultor financeiro. Evite expor valores a desconhecidos e, desta forma, evite golpes. 

Boa sorte pra você! 

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 21 horas Quinta-Feira | 4 julho 2024 | 15:30

Colega,

É um tema um tanto complexo, mas em suma, a tributação e a isenção do imposto de renda sobre aplicações financeiras é mais condicionada ao tipo de aplicação e ao prazo que ao valor investido. Como você corretamente citou, a caderneta de poupança (de qualquer banco não apenas caixa) é um exemplo de investimento isento de imposto de renda, assim como LCIs, LCAs, etc.

Quando se trata de renda fixa, a tributação será exclusivamente na fonte, isto é, se for devido Imposto de Renda este será retido e recolhido pelo próprio banco e descontado do rendimento da sua aplicação.

Porém como os colegas sugeriram é mais coerente e seguro verificar com o gerente do seu banco, ou profissional da área que analisará melhor as opções para você.

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.