x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 520

DAS avulso pago em cobrança na receita federal

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 semanas Quinta-Feira | 8 agosto 2024 | 15:16

Boa tarde, amigos por favor,no mese 07/2023 DAS valor abaixo de 10,00, no mês 08/2023, gerei o DAS avulso, adicionei os impostos do mês 07 juntamente com os impostos do mês 08 no DAS , foi pago e na receita consta o DAS mês 07/2023 em aberto, o que posso ter feito de errado?
No aguardo, obrigado

Inês Zanotti
Juliana Kist

Juliana Kist

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 semanas Quinta-Feira | 8 agosto 2024 | 16:22

Boa tarde, ontem questionei no chat do e-cac e o atendente me respondeu que mesmo fazendo guia avulsa vai ficar aparecendo como em débito, não acho o correto, mas ela simplesmente me disse que era assim. Fui questionar débitos de 2020 e 2022 que nunca haviam acusado.

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Fiscal
há 7 semanas Quinta-Feira | 8 agosto 2024 | 17:06

Nunca tive esse problema mesmo fazendo dessa maneira.

O que pode ter acontecido é algum dos impostos que compõe o DAS estar com a soma incorreta das 2 competências.
E sinceramente essa respostas do chat é um absurdo, tentaria novamente com outro atendente é um escárnio cogitar deixar em aberto, eles devem fazer a vinculação por lá e corrigir o erro,

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]
Roberto A.

Roberto A.

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 semanas Sexta-Feira | 9 agosto 2024 | 13:49

Olá, boa tarde a todos

Com um cliente aconteceu a mesma coisa, fui emitir a guia de julho/2024 e estão cobrando valores acumulados inferiores a R$ 10, que foram recolhidos em DAS avulso, valores de 2021

Roberto A.

Roberto A.

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 semanas Quinta-Feira | 15 agosto 2024 | 14:40

Olá Inês, eu acredito que seja alguma falha da Receita Federal
Sempre fiz dessa forma, acumulando os valores até formar o valor mínimo de R$ 10, e nunca havia dado problema
Inclusive vi no eCAC, situação fiscal e não tem cobrança por lá, e também emiti a CND
Quando algum cliente não paga a guia do Simples, em poucos dias aparece pendência na situação fiscal da empresa
No momento vou esperar

Ariany Torres de Brito Silveira

Ariany Torres de Brito Silveira

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 semanas Quinta-Feira | 22 agosto 2024 | 14:28

Boa tarde a todos, entrei em contato pelo fale conosco da receita federal, segue resposta...

Os pagamentos dos DAS avulsos em que são incluídos os débitos diferidos, menores de R$10,00, não são
alocados a estes débitos.
Assim, os valores pagos e não alocados são apresentados como disponíveis no aplicativo de Compensação. Uma forma de eliminá-los da consulta do menu Débitos do PGDAS-D é compensando os valores disponíveis com os débitos. No aplicativo de compensação, informe no período de apuração do crédito aquele correspondente ao DAS avulso pago. Os procedimentos para utilização do aplicativo de compensação estão descritos no Manual da Compensação: https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Arquivos/manual/MANUAL_COMPENSA%C3%87%C3%83O.pdf 

DAS de Cobrança -Valores Vencidos Menores que R$10,00
 Desde 01/07/2024, caso o contribuinte possua mais de um débito vencido e a soma dos seus saldos devedores, incluídos os acréscimos legais, atingirem pelo menos R$10,00, é possível emitir um DAS de Cobrança único incluindo todos esses débitos, inclusive aqueles menores que R$10,00.

CONCLUSÃO:  entendo que o correto é recolher em das avulso e depois fazer compensação para sumir o debito (ja que fica disponível o saldo) 

Ariany Torres
Roberto A.

Roberto A.

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 semanas Sexta-Feira | 23 agosto 2024 | 15:51

Olá Ariany, nossa, então deverá aparecer mais cobranças, pois como disse anteriormente, sempre recolhi os valores menores que R$ 10 em DAS avulso quando o total acumulado permitia isso, e nunca havia dado essa pendência
Vou verificar, obrigado pela atenção

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.