x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 58

Base de Cálculo do Simples Nacional das Receitas com Splts de Pagamentos na Máquina de Cartão

Sonia Maria Araujo Pereira

Sonia Maria Araujo Pereira

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 semanas Terça-Feira | 27 agosto 2024 | 17:29

Boa tarde!
Estou com uma empresa que é um hospital veterinário, onde oferece vários tipos de tratamento, cirurgias e exames, porém algumas especialidades o atendimento e com médicos parceiros do hospital e uma parte do valor da consulta, exames e cirurgias é repassado diretamente para o médico através de splits de pagamento direto na maquina de cartão de crédito, e só entra na conta do hospital o valor referente a parte do hospital, ou seja, quando o cliente faz um atendimento com o ortopedista, 50% do valor da consulta é do hospital e os outros 50% é do medico que atendeu, da mesma forma ocorre nos exames e na cirurgia então esse valor de 50% do médico a operadora de cartão já manda diretamente para a conta do médico e so entra na conta do hospital os outros 50% e cada um paga o imposto referente a sua parte. Porém na hora que o cliente efetua o pagamento o hospital emite a nota fiscal no valor total da consulta ou do tratamento completo.
A minha dúvida é como eu posso fazer para pagar o imposto referente só a receita de fato da clinica que é de 50% já que o medico que recebeu os outros 50% também vai pagar o imposto da receita dele? O hospital está enquadrado no Simples Nacional.  
Existe uma formal legal de pagar o tributo somente da parte que realmente entra pro hospital já que ele é obrigado a emitir a nota para o paciente no valor total dos serviços?

Luiz - Marka Contabilidade

Luiz - Marka Contabilidade

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 17 semanas Quarta-Feira | 28 agosto 2024 | 15:20

O correto seria a emissão de 2 notas fiscais, 1 pelo hospital pelos 50%;  e outra pelo especialista pelos outros 50%.

Ou o hospital emite a nota fiscal para o consumidor, faz o abatimento dos impostos o que sobrar faz a divisão e o especialista emite a nota fiscal para o hospital para receber.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.