x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 124

Brasileiro residente no exterior - conjuge no Brasil

Joao Paulo

Joao Paulo

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a)
há 4 semanas Quinta-Feira | 29 agosto 2024 | 13:33

Boa tarde!

Meu nome é Joao e resido atualmente na França. Sou casado e minha esposa reside em Sao Paulo - Sp. Ela atualmente faz seu doutorado e não possui vinculo empregatício. Por outro lado, eu resido fora - já comuniquei minha saída do Brasil- e parte do meu salário transfiro mensalmente a ela no Brasil via Wise. Dinheiro esse que ela usa para se manter e investimentos de renda fixa. Gostaria de saber se existe a bitributação (ja declaro e pago os impostos na França) e como ela poderá declarar no imposto de renda com essas ‘doações’ do estrangeiro.

Ps: eu vou declarar no próximo ano a declaração de saída definitiva - sai do Brasil em maio.

Aguardo uma resposta,
Att,
Joao

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 semanas Quinta-Feira | 29 agosto 2024 | 16:22

Boa tarde,

Sua esposa recebe dinheiro do exterior e precisa recolher o IR através do carnê leão.

Quando vc for fazer sua declaração de IR na França, insira sua esposa como dependente para poder restituir e amenizar a bitributação.

Acredito que são as únicas possibilidades no seu caso.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 semanas Quinta-Feira | 29 agosto 2024 | 17:12

Então João, vc há de concordar que um casamento que cada um mora em um país, o fisco não vai querer saber...rsrs. A renda dela vinda do exterior precisa ser declarada e recolhido o IR se estiver nos limites do carnê leão que é bem baixo para se isentar.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.