x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 30

Retenção de IRRF sobre Aluguel

LEONARDO DO NASCIMENTO NUNES

Leonardo do Nascimento Nunes

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 horas Segunda-Feira | 7 outubro 2024 | 12:32

Boa tarde colegas.
Estou iniciando minha jornada na contabilidade pública e desde então vem me surgindo algumas dúvidas sobre as retenções dos tributos.
Por exemplo na retenção de IRRF sobre rendimentos de aluguel. O contrato trás 2 locatários, marido e esposa. Além disso ainda tem uma imobiliária como procuradora. Em qual nome deveria sair o empenho para pagamento? No nome do esposo ou da esposa? Ou no nome da imobiliária? Não consegui encontrar legislação sobre tal tema.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 hora Segunda-Feira | 7 outubro 2024 | 19:16

Boa Noite,

Sim, o recibo de aluguel pode ter dois ou mais locatários, desde que o contrato de locação esteja de acordo com essa situação. Para garantir que tudo ocorra de forma correta, é importante que o contrato de locação seja claro e esclareça todos os detalhes. 

Em qual nome deveria sair o empenho para pagamento? 
Dos dois.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.