Junior
Iniciante DIVISÃO 5, Engenheiro(a) Mecânico Boa tarde.
Quem puder ajudar, já agradeço.
A empresa é MEI e tem plano de saúde contratado pela empresa, porém a empresa só paga o plano de saúde do sócio, sendo o plano de saúde do funcionário sazonal e do seu dependente pago pelo próprio funcionário, não é descontado do seus recebíveis, quando os tem.
O e-social não é feito todo mês, só é feito quando o funcionário sazonal presta serviço.
Como preencher na EFD-Reinf 2025 nesse caso, como colocar a informação do valor que o funcionário sazonal paga do plano de saúde dele e do seu dependente?
Abaixo tentei colar prints das telas com o passo a passo que fiz para fazer a declaração dessas informações, porém não foi aceito aqui na mensagem.
Ficaram dúvidas no preenchimento, pois não tenho certeza se estão preenchidas corretamente:
1) em “Eventos de Tabelas” >>> “Informações do Contribuinte (R-1000)”, qual data correta colocar em “Início da validade”?
2) em “Rendimentos Pagos/Creditados (Série R-4000)” >>> “Incluir pagamento/crédito” >>> “Beneficiário pessoa física R-4010” >>> “Informações sobre planos de saúde” >>> “Incluir Novo” >>> No campo “Valor pago”, estou com dúvida se devo colocar o valor total (mensal) do plano de saúde pago pelo funcionário sazonal mais o valor pago pelo seu dependente ou se apenas o valor pago pelo funcionário sazonal?
3) em “Rendimentos Pagos/Creditados (Série R-4000)” >>> “Incluir pagamento/crédito” >>> “Beneficiário pessoa física R-4010” >>> “Informações sobre planos de saúde” >>> “Dependentes do plano de saúde” >>> “Incluir Novo” >>> No campo “Dedução do rendimento tributável”, estou com dúvida se deve ser colocado ou não o valor que o dependente do funcionário sazonal paga mensalmente do plano de saúde?
Caso saibam de algum vídeo que tenha explicação parecida com esse caso ou que possa ajudar, agradeço.
Abaixo o passo a passo que fiz para fazer o preenchimento e onde surgiram as dúvidas:
1) Entrei no e-CAC e acessei a opção “Declarações e Demonstrativos”
2) Cliquei em “Acessar EFD-Reinf”
3) Cliquei em “Eventos de Tabelas” e em “Informações do Contribuinte (R-1000)”
4) Foram preenchidos todos os campos com “*”, porém fiquei na dúvida sobre qual data correta colocar em “Início da validade”, depois cliquei em "Concluir e enviar".
5) Cliquei na guia “Rendimentos Pagos/Creditados (Série R-4000)”e em “Incluir pagamento/crédito”
6) Cliquei em “Beneficiário pessoa física R-4010”
7) Foram preenchido os campos “Período de apuração”, “Estabelecimento” com o CNPJ da empresa e “CPF do Beneficiário” com o CPF do empregado sazonal, depois cliquei em "Continuar"
8) Na opção “Dependentes”, cliquei em “Incluir Novo”
9) Foi preenchido o campo “CPF” com o CPF do dependente do funcionário sazonal e selecionado a “Relação de dependência”, depois cliquei em “Salvar”
10) Na opção “Informações sobre planos de saúde”, cliquei em “Incluir Novo”
11) Foram preenchidos os campos “CNPJ da operadora”, “Registro na ANS” e “Valor pago”
No campo “Valor pago”, estou com dúvida se devo colocar o valor total (mensal) do plano de saúde pago pelo funcionário sazonal mais o valor pago pelo seu dependente ou se apenas o valor pago pelo funcionário sazonal?
12) Na opção “Informações sobre planos de saúde”, em “Dependentes do plano de saúde” cliquei em “Incluir Novo”
13) Foi selecionado o CPF do dependente no campo “CPF do dependente” e no campo “Dedução do rendimento tributável” foi colocado o valor que o dependente do funcionário sazonal paga mensalmente do plano de saúde.
No campo “Dedução do rendimento tributável”, estou com dúvida se deve ser colocado ou não o valor que o dependente do funcionário sazonal paga mensalmente do plano de saúde?