x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 49

Regularização de empresa - CNPJ INAPTO

Leonardo

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 dias Sexta-Feira | 11 abril 2025 | 16:52

Olá, caros colegas

Estou iniciando na contabilidade e me surgiu a oportunidade de pegar o meu segundo cliente.

A empresa está inapta desde 2018 por omissão nas declarações.  Ele quer ativar o CNPJ, mas antes verificar as multas e dividas da empresa.

Tinha perguntado se a empresa era do simples e ele disse que sim, porém, pesquisando verifiquei que a empresa nunca foi do simples.

Puxei um extrato de situação fiscal e fiquei com medo rsrsrs, apareceu as pendencias abaixo.

Gostaria de uma ajuda em saber se é complexo essas entregas e se possível uma orientação de como fazer.

A empresa não tem movimento desde 2018. 

Deus abençoe a todos e desculpe se falei alguma besteira.

Omissão de DCTF _________________________________________________________________________________________________(Período de Apuração) 2020 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ2021 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ2022 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ2023 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ2024 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Omissão de ECF __________________________________________________________________________________________________(Ano-Calendário) 20Oculto 2023
Omissão de EFD-CONTRIB __________________________________________________________________________________________(Período de Apuração) 2020 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ2021 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ2022 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ2023 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ2024 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Pendência - Omissão de DCTFWeb* _________________________________________________________________________________(Período de Apuração) 2021 - OUT NOV DEZ2022 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ2023 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ2024 - JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ2025 - JAN FEV*Ausência de entrega de DCTFWeb original ou de retificadora em andamento

JOAO PAULO RIBEIRO LUZ

Joao Paulo Ribeiro Luz

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 dias Sexta-Feira | 11 abril 2025 | 17:48

Opa fala Leonardo, beleza? 

Não é um procedimento tão simples pois é um processo demorado, e como vc nunca fez, pode ter dificuldades, mas creio que vc consegue fazer. Abaixo passo a passo do que e como fazer:

1- Envie primeiro a DCTF do período; (vai precisar de certificado digital seu ou da empresa para enviar). Se a empresa não tiver certificado digital, entra no eCac, faça procuração no seu nome e envie.

ATENÇÃO: Ao fazer a DCTF no mês janeiro de cada ano-calendário marcando a opção de 'Inatividade', fica dispensada de enviar a EFD Contribuições, a ECD e a ECF, DESDE que NÃO seja o ano de abertura do CNPJ.

Veja o vídeo abaixo que ensina fazer:
https://www.youtube.com/watch?v=MKVlozH5Z-o

2- Em seguida, você vai entrar no eSocial e enviar o fechamento de TODOS os meses. (Também precisa do certificado digital).

3- Provavelmente este cliente deve ter algum débito inscrito em dívida ativa ou alguma multa que impede também a regularização do CNPJ. Veja isso na lista de pendências. 

Se você quiser que eu faça o procedimento para você, eu faço por 250,00 (você cobra um valor maior do cliente).

Em seguida, recomenda-se orientar o cliente a fechar um "pacote mensal" para todo mês fazer o envio das informações. Aí você alinha um valor com ele. Em JANEIRO, você pede para enquadrar novamente no simples nacional, se fizer sentido. Provavelmente esta empresa está no simples nacional. 

Oculto meu zap.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.