x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.506

irpj complementar

renilda da conceicao rates

Renilda da Conceicao Rates

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 10:37

Bom Dia, estou com uma empresa que se localiza em uma cidade e presta serviços em outra, por isso tenho que fazer uma declaração de movimento informando as retenções para a prefeitura onde a empresa se localiza, porém as retenções estão a menor e preciso fazer um DARF para completar o valor e estou tendo dificuldade com o periodo de apuração, alguem pode me ajudar?
Obrigada

Renilda Rates
Auxiliar Contábil
PerfilContabilidade & Assessoria
[email protected]
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 14:05

Boa tarde Renilda,

O "Período de Apuração" que neste caso deva constar do DARF é a data limite (mês) em que ocorreu o fato gerador.

Assim (por exemplo) se você está complementando o IRPJ referente ao mês de Agosto, o Período de Apuração será 31/08/2010.

PS: Se "as retenções para Prefeitura" mencionadas por você tratam-se do ISS, o documento de arrecadação a ser usado não é o DARF.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 17:23

Boa tarde Renilda,

Você deve calcular o IRPJ sobre o total de suas receitas e dele diminuir o valor retido.

O saldo deverá ser pago via DARF e informado na DCTF. Posteriormente você deverá "prestar contas" na DIPJ onde será informado o total calculado, o valor retido e o saldo que foi pago na DCTF, bom como os dados cadastrais da Pessoa Jurídica (fonte pagadora) que reteve o IRPJ em questão.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.