Cobertura das Regras do IRPF 2026
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 14

acessos 1.513

Extrator DIRF - Lucros pagos a socios de ME ou EPP

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 semanas Sexta-Feira | 13 fevereiro 2026 | 14:44

Boa tarde a todos.

Eu informei os Lucros distribuídos aos sócios no código de natureza 12001 que é o único para Lucros e Dividendos.

Agora ao conferir no Extrator da DIRF vi que os valores aparecem na linha de Lucros Lucros e dividendos pagos a partir de 1996.

No Extrator da DIRF tem a linha Valores pagos a titular ou sócio de ME ou EPP mas, qual é o código de natureza na REINF para levar o valor nessa linha? 

Estou fazendo os Informes de Rendimentos e informando na linha Valores pagos a titular ou sócio de ME ou EPP, meu receio é do sócio cair na malha final por estar em outro tipo de rendimento.

Alguém sabe como proceder?

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

há 3 semanas Quarta-Feira | 18 fevereiro 2026 | 14:12

André Teixeira boa tarde.

Enviei uma mensagem à Ouvidoria da RFB.
Quanto mais mensagens tiver mais chance deles analisarem e responderem. André Teixeira

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Juliana Souza Bertoldo

Juliana Souza Bertoldo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 semanas Segunda-Feira | 23 fevereiro 2026 | 15:45

Boa tarde a todos, 

Estou com o mesmo questionamento,  Janaína teve algum retorno da RFB?

“Se você quer ser bem-sucedido precisa de dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo” – Ayrton Senna
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

há 2 semanas Terça-Feira | 24 fevereiro 2026 | 09:53

bom dia.
não tive nenhuma resposta.

envie mais questionamentos ao tal suporte da DIRF mas tenho impressão que ninguem lê!

fora a impressão que os erros são só nossos! nao temos um canal de suporte oficial, nem algum orgao em defesa dos contadores....estão de olhos fechados para esse assunto.

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Juliana Souza Bertoldo

Juliana Souza Bertoldo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 semanas Terça-Feira | 24 fevereiro 2026 | 10:13

Bom dia, Janaina,

Conversei em alguns grupos mas ninguém se manifestou nesse assunto, após falar sobre o caso com alguns colegas de outros escritórios me falaram que irão deixar do modo que saiu no extrator.
Fiz o questionamento na RFB e também não obtive nenhum retorno, não sei o que fazer

“Se você quer ser bem-sucedido precisa de dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo” – Ayrton Senna
Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 6 dias Sexta-Feira | 6 março 2026 | 19:25

O código é exatamente o mesmo 120001.

Quando a empresa for LR ou LP deve lançar o valor no campo  4.04 do Informe:
04. Lucro e Dividendo Apurado a partir de 1996 pago por PJ (Lucro Real, Presumido ou Arbitrado)

Quando a empresa for do Simples, deve lançar no campo 4.05 do Informe.
05. Valores Pagos ao Titular ou Sócio da Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte,
Exceto Pro Labore, Aluguéis ou Serviços Prestados

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

há 15 horas Quinta-Feira | 12 março 2026 | 14:53

Boa tarde a todos.
A RFB me respondeu!!!
A Tabela 01 da EFD/Reinf não prevê rendimentoisento para o código de natureza do rendimento 12001.
Para que o valor seja alocado corretamente como“Valores pagos a titular ou sócio de ME ou EPP”, deve ser informado o código de
natureza do rendimento 10001 e o rendimento isento no grupo{infoPgto/rendIsento/tpIsencao} = 5.
São isentos do imposto sobre a renda na fonte ena Declaração de Ajuste Anual do beneficiário os valores efetivamente pagos ou
distribuídos ao titular ou sócio da ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados (ver “Esclarecimentos Adicionais – Rendimentos Pagos ou Distribuídos por Empresas Optantes pelo Simples Nacional” do Mafon – Manual do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte).
Para mais informações sobre a utilização dos códigos de receita, acesse o Manual do IRRF – MAFON, disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/manuais/irrf
E agora, retificar todas as REINFs? Que retrabalho!
Como vocês estão fazendo?

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

há 15 horas Quinta-Feira | 12 março 2026 | 15:35

André Teixeira 
Em todas pesquisas no Google, treinamentos e sistemas mencionam o 12001

No meu sistema que é Contmatic, consultei e realmente informa no 10001 que é isento.

Mas, no proprio site do SPED RFB em perguntas e respostas item 2.13.6 e, na NT informam o 12001.

Não é possivel que em algum momento corrigiram para o 10001 e todos passaram por despercebidos?

Tem algo errado ai. Questionei novamente à RFB....

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade